sicnot

Perfil

Economia

Camiões semiautónomos são "futuro das autoestradas mais movimentadas da Europa"

Seis colunas de camiões semiautónomos "inteligentes" chegaram hoje ao porto de Roterdão, finalizando a primeira experiência transfronteiriça com camiões deste tipo.

Mais de uma dúzia de camiões, que circulam sem motorista, construídos por seis dos maiores fabricantes da Europa, chegaram ao porto de Roterdão nos chamados "pelotões de camiões".

Mais de uma dúzia de camiões, que circulam sem motorista, construídos por seis dos maiores fabricantes da Europa, chegaram ao porto de Roterdão nos chamados "pelotões de camiões".

© Jerry Lampen / Reuters

Mais de uma dúzia de camiões, que circulam sem motorista, construídos por seis dos maiores fabricantes (de camiões) da Europa, chegaram ao porto de Roterdão nos chamados "pelotões de camiões" por volta do meio-dia, disse Eric Jonnaert, presidente do órgão que reúne e representa a DAF, a Daimler, a IVECO, a MAN, a Scania e a Volvo.

A técnica de viagem por pelotão engloba 2 ou 3 camiões em coluna que se guiam automaticamente e estão ligados através de 'wireless' ao camião líder que determina a rota e a velocidade.

A chegada de hoje conclui a primeira experiência transfronteiriça com este tipo de camiões semiautónomos, que partiram de sítios tão longe como a Suécia e a Alemanha do Sul, explicou Jonnaert à agência noticiosa AFP.

"A técnica de viagem por pelotão irá garantir um transporte mais limpo e mais eficiente. Veículos "inteligentes" também contribuem para a segurança rodoviária, porque a maioria dos acidentes são causados por falha humana", disse a ministra holandesa Melanie Schultz van Haegen.

Os organizadores do exercício dizem que estes camiões vão revolucionar o futuro do transporte rodoviário nas autoestradas europeias mais movimentadas.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.