sicnot

Perfil

Economia

Nova greve no setor público na Grécia paralisa tráfego aéreo

A Grécia vive hoje uma nova greve do setor público contra as reformas do Governo que deixou paralisado o tráfego aéreo, enquanto continuam em Atenas negociações com os credores sobre novos cortes em troco da próxima tranche de dinheiro.

© Michalis Karagiannis / Reuter

© Michalis Karagiannis / Reuter

A principal diferença relativamente a greves anteriores é que não é uma paralisação total, dado que apenas foi convocada pelo sindicato do setor público Adedy, não se tendo juntado o do setor privado GSEE.

Por outro lado, participam pela primeira vez em anos os controladores aéreos, o que deixou praticamente paralisado o tráfego aéreo, mantendo-se apenas sete voos internacionais programados para hoje.

A greve dos controladores começou à meia-noite (22:00 de quarta-feira em Lisboa) e termina à mesma hora de hoje.

Apesar de afetar fundamentalmente o setor público, vários grupos associaram-se à paralisação de 24 horas, como médicos, engenheiros ou jornalistas.

O sindicato Adedy convocou esta greve em protesto contra a reforma das pensões e as medidas previstas no terceiro plano de resgate.

Lusa

  • PSD e CDS têm caminhos diferentes
    1:22

    País

    Assunção Cristas já respondeu a Pedro Passos Coelho, depois de o líder do PSD ter recusado apoiar a candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Cristas diz que os dois partidos têm caminhos diferentes. O PSD continua sem apresentar candidato. Contudo, Marques Mendes revelou que Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a candidatar-se à Câmara de Lisboa.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.