sicnot

Perfil

Economia

Nova greve no setor público na Grécia paralisa tráfego aéreo

A Grécia vive hoje uma nova greve do setor público contra as reformas do Governo que deixou paralisado o tráfego aéreo, enquanto continuam em Atenas negociações com os credores sobre novos cortes em troco da próxima tranche de dinheiro.

© Michalis Karagiannis / Reuter

A principal diferença relativamente a greves anteriores é que não é uma paralisação total, dado que apenas foi convocada pelo sindicato do setor público Adedy, não se tendo juntado o do setor privado GSEE.

Por outro lado, participam pela primeira vez em anos os controladores aéreos, o que deixou praticamente paralisado o tráfego aéreo, mantendo-se apenas sete voos internacionais programados para hoje.

A greve dos controladores começou à meia-noite (22:00 de quarta-feira em Lisboa) e termina à mesma hora de hoje.

Apesar de afetar fundamentalmente o setor público, vários grupos associaram-se à paralisação de 24 horas, como médicos, engenheiros ou jornalistas.

O sindicato Adedy convocou esta greve em protesto contra a reforma das pensões e as medidas previstas no terceiro plano de resgate.

Lusa

  • Documentos envolvem presidente de IPSS em práticas ilegais
    5:45
  • Novo horário aos sábados na Autoeuropa avança em fevereiro
    1:32

    Economia

    As negociações na Autoeuropa sobre o novo horário aos sábados estão terminadas. Ao que a SIC apurou, não há mais questões a debater, porque a fábrica perguntou diretamente aos trabalhadores que modelo de turnos preferiam. O horário avança no primeiro fim de semana de fevereiro.

  • A casa dos horrores
    7:57