sicnot

Perfil

Economia

Prazo dado ao BPI para reduzir a exposição excessiva a Angola acaba domingo

Prazo dado ao BPI para reduzir a exposição excessiva a Angola acaba domingo

Faltam dois dias para acabar o prazo dado pelo BCE ao BPI para reduzir a exposição excessiva a Angola. O banco liderado por Fernando Ulrich arrisca-se a pagar uma multa diária que pode ultrapassar os 100 mil euros.

  • "O Presidente da República não pode aceitar intervenções a favor dos privados"
    0:43

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa deu, esta manhã, alguns recados a António Costa. O Presidente da República diz que nenhum Governo deve intrometer-se no sistema financeiro e interceder por grupos privados. Marcelo Rebelo de Sousa diz que tal atuação só se justifica quando está em causa a estabilidade da banca e desde que a constituição seja cumprida. É o recado de Marcelo Rebelo de Sousa a António Costa, que desfez o impasse entre Isabel dos Santos e o BPI e deu luz verde à empresária angolana para se tornar acionista do BCP.

  • Marcelo defende António Costa sobre eventual mediação do BPI
    3:17

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa saiu hoje em defesa de António Costa depois de Pedro Passos Coelho ter pedido contas ao primeiro-ministro sobre a eventual mediação da venda da quota de Isabel dos Santos no BPI. O Presidente da República diz que os órgãos de soberania têm toda a legitimidade para acompanhar o setor financeiro.

  • João Galamba diz que BPI corre risco de insolvência
    0:57

    Economia

    João Galamba sublinhou o risco de insolvência do BPI caso não se avance com a separação dos ativos africanos exigida pelo Banco Central Europeu. O porta-voz do PS explica que a fatura teria que ser paga pelo Estado e, por isso, o Governo é parte interessada na situação do banco.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".