sicnot

Perfil

Economia

Acordo no BPI não teria sido possível sem a intervenção de todos, diz Marcelo

Acordo no BPI não teria sido possível sem a intervenção de todos, diz Marcelo

O Presidente da República manifestou hoje contentamento pelo acordo no BPI entre os espanhóis do Caixa Bank e a empresária angolano Isabel dos Santos. Marcelo Rebelo de Sousa disse que ele próprio tentou ajudar a um acordo e aplaudiu a colaboração de todos os que se esforçaram.

Em declarações aos jornalistas, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que "modestamente, o Presidente da República também tentou colaborar, mas foi sobretudo bom para o país".

"Estou satisfeito pelo facto de ter sido fechado o acordo. Foi obra da intervenção dos privados, das entidades reguladoras e dos órgãos do poder político. Sem a intervenção de todos não teria sido possível chegar onde se chegou", afirmou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve hoje no Hospital de Santa Maria a inaugurar a sede da associação Amigas do Peito, que apoia as mulheres com cancro de mama.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, participou igualmente na iniciativa, na qual também esteve presente a antiga titular desta pasta e ex-candidata presidencial Maria de Belém Roseira.

O BPI anunciou no domingo que as negociações entre os catalães do CaixaBank e a Santoro Finance, da empresária angolana Isabel dos Santos, foram concluídas com sucesso, permitindo resolver a "situação de incumprimento pelo banco BPI do limite de grandes riscos".

Estes dois acionistas do BPI - o Caixabank, com 44,10% do capital social do banco e a Santoro com 18,58% - tinham até ao final do dia de domingo para chegar a um acordo que cumprisse a redução do excesso de exposição a Angola estipulada pelo Banco Central Europeu (BCE).

Este acordo era necessário uma vez que o BCE considera Angola um dos países que não têm regulação e supervisão semelhantes às existentes na União Europeia, pelo que o BPI tinha de ajustar a sua exposição àquele mercado.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu hoje a negociação das ações do BPI na bolsa de Lisboa até à divulgação de mais informações sobre o acordo fechado no domingo.

Com Lusa

  • "BPI vai passar a estar em condições de concorrer à compra do Novo Banco"
    0:42

    Opinião

    "É uma ótima notícia para Portugal, o BPI vai passar a estar em condições de concorrer à compra do Novo Banco", considerou Luís Marques Mendes no habitual comentário no Jornal da Noite na SIC. O acordo entre a empresária angolana Isabel dos Santos e CaixaBank foi fechado na sequência de uma reunião que decorreu este domingo entre os acionistas do BPI. Marques Mendes felicitou o entendimento.

  • CMVM suspende negociação das ações do BPI

    Economia

    A negociação das ações do BPI na bolsa portuguesa está suspensa “até à divulgação de informação relevante”, anunciou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta manhã. O regulador quer esclarecimentos sobre o acordo entre o CaixaBank e Isabel dos Santos.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.