sicnot

Perfil

Economia

Cristas quer saber os custos da criação de um banco mau para os contibuintes

Cristas quer saber os custos da criação de um banco mau para os contibuintes

O CDS tem muitas dúvidas sobre a proposta de António Costa para responder ao problema do crédito malparado dos bancos. O primeiro-ministro propôs a criação de um banco mau que assuma os problemas dos bancos nacionais. Assunção Cristas critica a forma como o primeiro-ministro apresentou a ideia e quer saber quais serão os custos para os contribuintes.

  • O que é um banco mau
    1:29

    Economia

    António Costa propõe a criação de um veículo que assuma os problemas dos bancos portugueses como na Irlanda ou Espanha. Mas afinal o que é um banco mau? A SIC explica-lhe.

  • Costa propõe criação de veículo que assuma problemas dos bancos nacionais
    2:14

    Economia

    O primeiro-ministro diz que quer criar um banco mau que possa receber os créditos em risco ou incobráveis dos bancos nacionais. O Presidente da República parece concordar com a ideia e diz que é uma forma de retirar pressão à banca. Costa não deu mais detalhes sobre como será formado este veículo nem se terá de receber dinheiro do Estado.

  • Receios do BE e PCP sobre mais um banco mau "fazem todo o sentido"
    4:43

    José Gomes Ferreira

    O acordo entre os acionistas do BPI para reduzir a posição do banco em Angola foi oficialmente anunciado. O espanhol CaixaBank reforça a posição no BPI, enquanto Isabel dos Santos assume o controlo do Banco de Fomento de Angola. José Gomes Ferreira analisa este entendimento, começando por afirmar que os receios do Bloco de Esquerda e do PCP sobre eventuais custos para o contribuinte de mais um banco mau "fazem todo o sentido". "O dinheiro não cai do céu e as dívidas nunca se apagam com uma borracha", considerou também José Gomes Ferreira.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes