sicnot

Perfil

Economia

Galp inicia pesquisa de petróleo em São Tomé e Príncipe em 2017

A portuguesa Galp e a norte-americana Kosmos Energy iniciam em janeiro de 2017 uma pesquisa sísmica conjunta de prospeção de petróleo em três blocos da Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe, anunciou hoje fonte oficial são-tomense.

O anúncio foi feito pelo diretor da Agência Nacional de Petróleo, Orlando Sousa Pontes, durante a apresentação pública do estudo de impacto ambiental elaborado conjuntamente pela Kosmos Energy, que opera os blocos 11 e 12, e a Galp Energia, operadora do bloco 6.

"A pesquisa sísmica em 3D nos blocos 6, 11 e 12 está prevista para começar no início de janeiro de 2017, com duração prevista para seis meses", disse Sousa Pontes sublinhando que "a área abrangida pela operação 3D é de 12.799 quilómetros quadrados".

Sem avançar com as estimativas do custo, Sousa Pontes disse que a área da operação dista 50 quilómetros do arquipélago são-tomense.

A divulgação da data da análise sísmica surge seis dias depois da empresa norte-americana Kosmos Energy ter adquirido 65% dos direitos que a nigeriana Equator Exploration detinha sobre o bloco 12.

Lusa

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.