sicnot

Perfil

Economia

Galp inicia pesquisa de petróleo em São Tomé e Príncipe em 2017

A portuguesa Galp e a norte-americana Kosmos Energy iniciam em janeiro de 2017 uma pesquisa sísmica conjunta de prospeção de petróleo em três blocos da Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe, anunciou hoje fonte oficial são-tomense.

O anúncio foi feito pelo diretor da Agência Nacional de Petróleo, Orlando Sousa Pontes, durante a apresentação pública do estudo de impacto ambiental elaborado conjuntamente pela Kosmos Energy, que opera os blocos 11 e 12, e a Galp Energia, operadora do bloco 6.

"A pesquisa sísmica em 3D nos blocos 6, 11 e 12 está prevista para começar no início de janeiro de 2017, com duração prevista para seis meses", disse Sousa Pontes sublinhando que "a área abrangida pela operação 3D é de 12.799 quilómetros quadrados".

Sem avançar com as estimativas do custo, Sousa Pontes disse que a área da operação dista 50 quilómetros do arquipélago são-tomense.

A divulgação da data da análise sísmica surge seis dias depois da empresa norte-americana Kosmos Energy ter adquirido 65% dos direitos que a nigeriana Equator Exploration detinha sobre o bloco 12.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..