sicnot

Perfil

Economia

Ministros da Agricultura da UE debatem reforço das ajudas nos lacticínios e na suinicultura

Os ministros da Agricultura e das Pescas da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, no Luxemburgo, com a agenda dominada pelas ajudas aos agricultores em crise, debatendo ainda a conservação de recursos piscícolas.

(Arquivo)

(Arquivo)

O reforço das ajudas aos setores dos laticínios e da suinicultura, já decidido em março, será debatido de tarde, estando prevista a apresentação, pela Comissão Europeia, das possibilidades de linhas de crédito previstas no Fundo Europeu para Financiamentos Estratégicos.

O comissário Phil Hogan irá também atualizar a informação sobre as ajudas de apoio aos mercados.

O ministro da Agricultura português, Capoulas Santos, escreveu na semana passada a Hogan apelando para a rápida aplicação das medidas já aprovadas, nomeadamente o apoio à armazenagem e a duplicação para 30.000 euros por triénio do valor das ajudas de Estado aos produtores.

No que respeita ao setor das pescas, os ministros da tutela irão debater as novas regras sobre a recolha e gestão de dados e analisar um projeto de regulamento para melhorar a conservação dos recursos piscícolas e proteção dos ecossistemas marinhos.

O Conselho de Ministros da UE reúne-se no Luxemburgo em abril, junho e outubro.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.