sicnot

Perfil

Economia

Ministros da Agricultura da UE debatem reforço das ajudas nos lacticínios e na suinicultura

Os ministros da Agricultura e das Pescas da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, no Luxemburgo, com a agenda dominada pelas ajudas aos agricultores em crise, debatendo ainda a conservação de recursos piscícolas.

(Arquivo)

(Arquivo)

O reforço das ajudas aos setores dos laticínios e da suinicultura, já decidido em março, será debatido de tarde, estando prevista a apresentação, pela Comissão Europeia, das possibilidades de linhas de crédito previstas no Fundo Europeu para Financiamentos Estratégicos.

O comissário Phil Hogan irá também atualizar a informação sobre as ajudas de apoio aos mercados.

O ministro da Agricultura português, Capoulas Santos, escreveu na semana passada a Hogan apelando para a rápida aplicação das medidas já aprovadas, nomeadamente o apoio à armazenagem e a duplicação para 30.000 euros por triénio do valor das ajudas de Estado aos produtores.

No que respeita ao setor das pescas, os ministros da tutela irão debater as novas regras sobre a recolha e gestão de dados e analisar um projeto de regulamento para melhorar a conservação dos recursos piscícolas e proteção dos ecossistemas marinhos.

O Conselho de Ministros da UE reúne-se no Luxemburgo em abril, junho e outubro.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.