sicnot

Perfil

Economia

OCDE estima que crescimento económico em Portugal abrande nos próximos meses

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou a prever que o crescimento económico em Portugal abrande ligeiramente nos próximos meses, num contexto de tendência global de estabilização das restantes economias

A taxa de desemprego de longa duração e o reduzido rendimento per capita prejudicam o resultado de Portugal.

A taxa de desemprego de longa duração e o reduzido rendimento per capita prejudicam o resultado de Portugal.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

Nos indicadores compósitos avançados da OCDE de fevereiro (que apontam para a tendência de melhoria ou abrandamento da atividade económica num período futuro entre seis a nove meses), hoje divulgados, os dados dão conta de uma ligeira descida nas perspetivas de melhoria da atividade económica em Portugal, numa tendência que se verifica desde agosto de 2015.

O índice compósito da OCDE para Portugal desceu em fevereiro para 100,2 acima da média de longo prazo de 100 pontos, contra 100,3 observados em janeiro.

Para a zona euro, o índice compósito manteve-se nos 100,5 pontos em fevereiro, o mesmo valor estimado em janeiro.

A média do conjunto dos países da OCDE aponta, por sua vez, para um abrandamento da atividade económica, com o índice compósito de setembro a fixar-se nos 99,6 pontos em fevereiro, abaixo dos 99,7 pontos de janeiro.

Para as economias desenvolvidas, a OCDE estima uma estabilização do crescimento económico, com abrandamento nos EUA, Reino Unido e Japão.

Lusa

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58