sicnot

Perfil

Economia

OCDE estima que crescimento económico em Portugal abrande nos próximos meses

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou a prever que o crescimento económico em Portugal abrande ligeiramente nos próximos meses, num contexto de tendência global de estabilização das restantes economias

A taxa de desemprego de longa duração e o reduzido rendimento per capita prejudicam o resultado de Portugal.

A taxa de desemprego de longa duração e o reduzido rendimento per capita prejudicam o resultado de Portugal.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

Nos indicadores compósitos avançados da OCDE de fevereiro (que apontam para a tendência de melhoria ou abrandamento da atividade económica num período futuro entre seis a nove meses), hoje divulgados, os dados dão conta de uma ligeira descida nas perspetivas de melhoria da atividade económica em Portugal, numa tendência que se verifica desde agosto de 2015.

O índice compósito da OCDE para Portugal desceu em fevereiro para 100,2 acima da média de longo prazo de 100 pontos, contra 100,3 observados em janeiro.

Para a zona euro, o índice compósito manteve-se nos 100,5 pontos em fevereiro, o mesmo valor estimado em janeiro.

A média do conjunto dos países da OCDE aponta, por sua vez, para um abrandamento da atividade económica, com o índice compósito de setembro a fixar-se nos 99,6 pontos em fevereiro, abaixo dos 99,7 pontos de janeiro.

Para as economias desenvolvidas, a OCDE estima uma estabilização do crescimento económico, com abrandamento nos EUA, Reino Unido e Japão.

Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.