sicnot

Perfil

Economia

Carlos Costa já tinha sugerido criação de banco mau na Comissão de Inquérito ao Banif

Carlos Costa já tinha sugerido criação de banco mau na Comissão de Inquérito ao Banif

A ideia de criar um banco mau, que possa receber os créditos em risco ou incobráveis dos bancos nacionais, lançada pelo primeiro-ministro este fim-de-semana já tinha sido defendida pelo Governador do Banco de Portugal. Na semana passada, na Comissão de Inquérito ao Banif, Carlos Costa defendeu a criação em Portugal de um veículo para os ativos tóxicos da banca à luz dos modelos implementados em Espanha e na Irlanda.

  • O que é um banco mau
    1:29

    Economia

    António Costa propõe a criação de um veículo que assuma os problemas dos bancos portugueses como na Irlanda ou Espanha. Mas afinal o que é um banco mau? A SIC explica-lhe.

  • Costa propõe criação de veículo que assuma problemas dos bancos nacionais
    2:14

    Economia

    O primeiro-ministro diz que quer criar um banco mau que possa receber os créditos em risco ou incobráveis dos bancos nacionais. O Presidente da República parece concordar com a ideia e diz que é uma forma de retirar pressão à banca. Costa não deu mais detalhes sobre como será formado este veículo nem se terá de receber dinheiro do Estado.

  • Receios do BE e PCP sobre mais um banco mau "fazem todo o sentido"
    4:43

    José Gomes Ferreira

    O acordo entre os acionistas do BPI para reduzir a posição do banco em Angola foi oficialmente anunciado. O espanhol CaixaBank reforça a posição no BPI, enquanto Isabel dos Santos assume o controlo do Banco de Fomento de Angola. José Gomes Ferreira analisa este entendimento, começando por afirmar que os receios do Bloco de Esquerda e do PCP sobre eventuais custos para o contribuinte de mais um banco mau "fazem todo o sentido". "O dinheiro não cai do céu e as dívidas nunca se apagam com uma borracha", considerou também José Gomes Ferreira.

  • Cristas quer saber os custos da criação de um banco mau para os contibuintes
    1:17

    Economia

    O CDS tem muitas dúvidas sobre a proposta de António Costa para responder ao problema do crédito malparado dos bancos. O primeiro-ministro propôs a criação de um banco mau que assuma os problemas dos bancos nacionais. Assunção Cristas critica a forma como o primeiro-ministro apresentou a ideia e quer saber quais serão os custos para os contribuintes.

  • Proposta de criação de banco mau não avançou em 2011

    Economia

    A Associação Portuguesa de Bancos diz que em 2011 propôs ao governo liderado por Passos Coelho a criação de um veículo para a resolução do crédito malparado. A porta-voz da associação disse, esta segunda-feira, que a medida não avançou porque não foi acolhida.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.