sicnot

Perfil

Economia

China confiante que reforma fiscal vai fortalecer a economia

O Governo chinês previu esta terça-feira "complicações" na reforma fiscal que encetará a partir de maio, mas renovou a confiança de que o corte de 500.000 yuan, cerca de 77.400 milhões de euros, nos impostos em 2016 fortalecerá a economia.

Andy Wong

A reforma visa eliminar os impostos sobre o volume de negócios das empresas, aplicando antes o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), nos setores da construção, imobiliário, finanças e serviços, afirmou hoje o vice-ministro das Finanças chinês, Shi Yaobin.

No conjunto, a reforma afetará onze milhões de empresas.

Shi assinalou que os quatro setores referidos representam 80% da receita fiscal do Estado.

"Estes quatro setores são mais complexos e atraem maior atenção pública", assinalou o vice-ministro das Finanças, sublinhando a complexidade do que qualificou como uma "batalha da reforma" económica no país.

Os onze milhões de empresas sobre as quais será aplicado o IVA a partir de maio representam quase o dobro das que foram já sujeitas à reforma fiscal e que incluem os setores dos transportes, telecomunicações ou serviços culturais.

Com esta medida, o Governo visa introduzir a propriedade imobiliária das empresas no esquema de deduções contemplado no IVA, de forma a reduzir a carga fiscal.

Segundo o vice-ministro, a reforma permitirá injetar "novo vigor" na economia e "beneficiar o crescimento económico".

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.