sicnot

Perfil

Economia

Governo recusa pagar prejuízos dos swap ao Santander

O Governo recusa-se a pagar os prejuízos causados ao Santander no caso dos swaps. O Ministério das Finanças diz que a sentença de Londres "carece de reconhecimento por um tribunal português". Por isso, o Ministério tutelado por Mário Centeno diz que até tal acontecer, não vai pagar.

Mark Lennihan/ AP

O tribunal britânico já decidiu, contudo, que as empresas públicas têm até 22 de abril para pagar os 360 milhões de euros em dívida. Caso isso não aconteça, o Santander pode avançar com a liquidação dos contratos e os prejuízos passam a ascender aos 1800 milhões de euros.

De acordo com o jornal Público, questionado sobre como procederá o Estado perante as exigências de pagamento, o Ministério respondeu que “a execução de uma sentença estrangeira carece de reconhecimento por um tribunal português”, acrescentando que “esta sentença não é executável em Portugal, nos termos do quadro legal aplicável”.

A decisão do Governo é controversa, há juristas que defendem que uma condenação de um tribunal de um país europeu não necessita de ser validada por um tribunal português.

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.