sicnot

Perfil

Economia

Preço das casas sobe na zona euro e em Portugal

O preço das habitações subiu 2,9% na zona euro e 3,8% na União Europeia (UE) no quarto trimestre de 2015, face ao mesmo período de 2014, enquanto em Portugal avançou 5,0%, divulou esta terça-feira o Eurostat.

Já na comparação com o trimestre anterior, o preço das casas estabilizou entre outubro e dezembro de 2015 na zona euro e aumentou 0,2%na UE, tendo-se ainda subido 1,2% em Portugal.

As maiores subidas homólogas nos preços das casas no quarto trimestre de 2015 foram registadas na Suécia (14,2%), na Hungria (10,3%) e no Reino Unido (7,1%).

As quebras mais significativas observaram-se na Croácia (-2,1%), em Itália (-0,9%) e em Chipre (-0,6%).

Já face ao período entre julho e setembro, a Bulgária (3,1%), a Letónia (2,3%) e a Suécia (2,0%) registaram as maiores subidas no preço das casas, enquanto Chipre (-4,2%), a Lituânia (-2,1%) e a Áustria (-1,7%) tiveram as maiores descidas.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20