sicnot

Perfil

Economia

Preço das casas sobe na zona euro e em Portugal

O preço das habitações subiu 2,9% na zona euro e 3,8% na União Europeia (UE) no quarto trimestre de 2015, face ao mesmo período de 2014, enquanto em Portugal avançou 5,0%, divulou esta terça-feira o Eurostat.

Já na comparação com o trimestre anterior, o preço das casas estabilizou entre outubro e dezembro de 2015 na zona euro e aumentou 0,2%na UE, tendo-se ainda subido 1,2% em Portugal.

As maiores subidas homólogas nos preços das casas no quarto trimestre de 2015 foram registadas na Suécia (14,2%), na Hungria (10,3%) e no Reino Unido (7,1%).

As quebras mais significativas observaram-se na Croácia (-2,1%), em Itália (-0,9%) e em Chipre (-0,6%).

Já face ao período entre julho e setembro, a Bulgária (3,1%), a Letónia (2,3%) e a Suécia (2,0%) registaram as maiores subidas no preço das casas, enquanto Chipre (-4,2%), a Lituânia (-2,1%) e a Áustria (-1,7%) tiveram as maiores descidas.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.