sicnot

Perfil

Economia

"Portugal não pode pagar 200 M€ em prestações sociais indevidamente"

"Portugal não pode pagar 200 M€ em prestações sociais indevidamente"

De acordo com o ministro do Trabalho e da Segurança Social, em 2015, o Estado pagou indevidamente 200 milhões de euros em prestações sociais. Destes, 103 milhões de euros foram gastos no subsídio de desemprego e 36 milhões de euros no abono de família.

Vieira da Silva avançou esta manhã no Parlamento que o Governo se prepara para apertar as regras de modo a combater a fraude e a evasão contributiva.

O ministro reconheceu que o subsídio de desemprego é a prestação social mais suscetível à fraude e admitiu a possibilidade de alterar as regras de apresentação periódica dos desempregados.

O Governo vai fazer uma revisão completa da legislação sobre o Rendimento Social de Inserção (RSI), em prol da transparência na atribuição desta prestação.

  • Combate à precariedade laboral é uma prioridade do Governo
    2:22

    Economia

    O Governo definiu esta manhã como prioridade o combate aos falsos recibos verdes e a outras formas precárias de trabalho. O ministro de Trabalho Vieira da Silva participou no debate agendado pelo PCP, onde denunciou o facto de apenas 20% dos contratos celebrados nos últimos três meses serem permanentes. O Governo prometeu reduzir progressivamente o recurso a empresas de trabalho temporário.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.