sicnot

Perfil

Economia

Cinco maiores economias da Europa pedem lista negra internacional de paraísos fiscais

As cinco maiores economias da Europa pediram esta quinta-feira ao G20 para que seja criada uma lista negra internacional de paraísos fiscais.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Sukree Sukplang / Reuters

Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália e França defenderam também que sejam aplicadas sanções aos países que não cumpram as regras e se recusem a partilhar informações sobre companhias fantasmas com origem em paraísos fiscais.

O objectivo é acabar com o sigilo das empresas de fachada responsáveis todos os anos por centenas de milhões de euros de evasão fiscal e branqueamento de capitais.

A proposta vai ser discutida esta sexta-feira em Washington, nos Estados Unidos, numa reunião de ministros das finanças do G20, poucos dias depois do escândalo Panama Papers que levou à abertura de várias investigações e também à demissão do primeiro-ministro da Islândia.

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.