sicnot

Perfil

Economia

Cinco maiores economias da Europa pedem lista negra internacional de paraísos fiscais

As cinco maiores economias da Europa pediram esta quinta-feira ao G20 para que seja criada uma lista negra internacional de paraísos fiscais.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Sukree Sukplang / Reuters

Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália e França defenderam também que sejam aplicadas sanções aos países que não cumpram as regras e se recusem a partilhar informações sobre companhias fantasmas com origem em paraísos fiscais.

O objectivo é acabar com o sigilo das empresas de fachada responsáveis todos os anos por centenas de milhões de euros de evasão fiscal e branqueamento de capitais.

A proposta vai ser discutida esta sexta-feira em Washington, nos Estados Unidos, numa reunião de ministros das finanças do G20, poucos dias depois do escândalo Panama Papers que levou à abertura de várias investigações e também à demissão do primeiro-ministro da Islândia.

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.