sicnot

Perfil

Economia

Ikea lança bicicleta urbana no verão

Agora que a empresa sueca Ikea já construiu todos os produtos imagináveis para mobilar, decorar e organizar a casa, vira-se agora para o exterior: no próximo verão irá apresentar uma bicicleta urbana de baixa manutenção. E, tal como é prática da empresa, também este produto vai ter de ser montado pelo próprio cliente.

Sladda promete ser "a" bicicleta unisexo, de baixa manutenção, amiga do ambiente e leve para os percursos urbanos. É feita de alumínio, leve o suficiente para ser transportada escadas acima e abaixo, um eixo traseiro interno e uma correia sem óleo e que não enferruja que vai substituir a tradicional corrente. De acordo com a empresa [comunicado em sueco], esta correia pode fazer até 15 mil quilómetros.

O guiador é ajustável em altura e as rodas podem pode ter entre 26 ou 28 polegadas, opções para maiores de 12 anos. Um "sistema click inteligente" permite acrescentar acessórios como malas, cestos ou um atrelado. "Sladda é como as aplicações dos tablets: tem inúmeros acessórios para facilitar a utilização", diz um dos criadores.

O modelo é cinzento mate e foi criado por Oskar Juhlin, Jan Puranen e Kristian Eke do estúdio sueco Veryday Design. Segundo a IKEA, Sladda deverá estar à venda em todas as lojas a partir de agosto de 2016 e custará 699€ para o público em geral, 499€ para membros de Ikea Family.

Resta saber se é o próprio cliente que terá de montar as peças da bicicleta.

Atualização: contactado pela SIC, o gabinete de comunicação da IKEA Portugal confirmou que a bicicleta também estará à venda em Portugal em agosto "por um valor ajustado à realidade do mercado" português. Acrescentou ainda que a bicicleta terá de ser montada pelo próprio cliente.

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28