sicnot

Perfil

Economia

Ikea lança bicicleta urbana no verão

Agora que a empresa sueca Ikea já construiu todos os produtos imagináveis para mobilar, decorar e organizar a casa, vira-se agora para o exterior: no próximo verão irá apresentar uma bicicleta urbana de baixa manutenção. E, tal como é prática da empresa, também este produto vai ter de ser montado pelo próprio cliente.

Sladda promete ser "a" bicicleta unisexo, de baixa manutenção, amiga do ambiente e leve para os percursos urbanos. É feita de alumínio, leve o suficiente para ser transportada escadas acima e abaixo, um eixo traseiro interno e uma correia sem óleo e que não enferruja que vai substituir a tradicional corrente. De acordo com a empresa [comunicado em sueco], esta correia pode fazer até 15 mil quilómetros.

O guiador é ajustável em altura e as rodas podem pode ter entre 26 ou 28 polegadas, opções para maiores de 12 anos. Um "sistema click inteligente" permite acrescentar acessórios como malas, cestos ou um atrelado. "Sladda é como as aplicações dos tablets: tem inúmeros acessórios para facilitar a utilização", diz um dos criadores.

O modelo é cinzento mate e foi criado por Oskar Juhlin, Jan Puranen e Kristian Eke do estúdio sueco Veryday Design. Segundo a IKEA, Sladda deverá estar à venda em todas as lojas a partir de agosto de 2016 e custará 699€ para o público em geral, 499€ para membros de Ikea Family.

Resta saber se é o próprio cliente que terá de montar as peças da bicicleta.

Atualização: contactado pela SIC, o gabinete de comunicação da IKEA Portugal confirmou que a bicicleta também estará à venda em Portugal em agosto "por um valor ajustado à realidade do mercado" português. Acrescentou ainda que a bicicleta terá de ser montada pelo próprio cliente.

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC