sicnot

Perfil

Economia

Ikea lança bicicleta urbana no verão

Agora que a empresa sueca Ikea já construiu todos os produtos imagináveis para mobilar, decorar e organizar a casa, vira-se agora para o exterior: no próximo verão irá apresentar uma bicicleta urbana de baixa manutenção. E, tal como é prática da empresa, também este produto vai ter de ser montado pelo próprio cliente.

Sladda promete ser "a" bicicleta unisexo, de baixa manutenção, amiga do ambiente e leve para os percursos urbanos. É feita de alumínio, leve o suficiente para ser transportada escadas acima e abaixo, um eixo traseiro interno e uma correia sem óleo e que não enferruja que vai substituir a tradicional corrente. De acordo com a empresa [comunicado em sueco], esta correia pode fazer até 15 mil quilómetros.

O guiador é ajustável em altura e as rodas podem pode ter entre 26 ou 28 polegadas, opções para maiores de 12 anos. Um "sistema click inteligente" permite acrescentar acessórios como malas, cestos ou um atrelado. "Sladda é como as aplicações dos tablets: tem inúmeros acessórios para facilitar a utilização", diz um dos criadores.

O modelo é cinzento mate e foi criado por Oskar Juhlin, Jan Puranen e Kristian Eke do estúdio sueco Veryday Design. Segundo a IKEA, Sladda deverá estar à venda em todas as lojas a partir de agosto de 2016 e custará 699€ para o público em geral, 499€ para membros de Ikea Family.

Resta saber se é o próprio cliente que terá de montar as peças da bicicleta.

Atualização: contactado pela SIC, o gabinete de comunicação da IKEA Portugal confirmou que a bicicleta também estará à venda em Portugal em agosto "por um valor ajustado à realidade do mercado" português. Acrescentou ainda que a bicicleta terá de ser montada pelo próprio cliente.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.