sicnot

Perfil

Economia

Poupança das famílias melhora pelo segundo mês consecutivo

A poupança das famílias melhorou pelo segundo mês consecutivo em março, para os 61,6 pontos, superando o valor médio registado em 2015, segundo o indicador da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP), da Universidade Católica.

EPA

Em fevereiro tinha subido para os 55,7 pontos, depois de em janeiro ter registado 54,4 pontos.

A Universidade Católica refere que a atualização global do indicador teve "um impacto positivo muito ligeiro na tendência de poupança das famílias em percentagem do PIB", medida pela variação trimestral da série analisada, que continua muito próxima dos -0,1 pontos percentuais do PIB por trimestre.

"Isto significa que, em termos agregados, as famílias têm diminuído a sua taxa de poupança em cerca de 0,1 pontos percentuais do PIB em cada trimestre desde meados de 2014", explica.

O indicador de março inclui os dados das Contas Nacionais Trimestrais por setor institucional relativos ao quarto trimestre de 2015, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e uma revisão marginal em baixa da estimativa para o PIB do primeiro trimestre de 2016.

O indicador inclui os dados do INE (já de acordo com o novo Sistema Europeu de Contas, o SEC2010, e com a nova base 2011) e da poupança financeira do Banco de Portugal.

O indicador de poupança assumiu o valor 100 no último trimestre de 2000 quando a taxa de poupança foi de cerca de 8% do PIB.

Assim, cada 12,5 pontos do indicador representam cerca de 1,0% do PIB. Quando o indicador atinge o valor 125, a poupança das famílias é cerca de 10% do produto.

Lusa

  • "O bom senso obriga a acordo para a estabilização do sistema financeiro"
    2:06

    Economia

    O Presidente da República disse esta quarta-feira que "o bom senso obriga a que todos estejam de acordo para a estabilização do sistema financeiro". Num aparente recado a Passos Coelho, Marcelo apelou a um consenso de regime e avisou que "não há prazer tático que justifique o desgaste" provocado pelas divisões atuais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.