sicnot

Perfil

Economia

Poupança das famílias melhora pelo segundo mês consecutivo

A poupança das famílias melhorou pelo segundo mês consecutivo em março, para os 61,6 pontos, superando o valor médio registado em 2015, segundo o indicador da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP), da Universidade Católica.

EPA

Em fevereiro tinha subido para os 55,7 pontos, depois de em janeiro ter registado 54,4 pontos.

A Universidade Católica refere que a atualização global do indicador teve "um impacto positivo muito ligeiro na tendência de poupança das famílias em percentagem do PIB", medida pela variação trimestral da série analisada, que continua muito próxima dos -0,1 pontos percentuais do PIB por trimestre.

"Isto significa que, em termos agregados, as famílias têm diminuído a sua taxa de poupança em cerca de 0,1 pontos percentuais do PIB em cada trimestre desde meados de 2014", explica.

O indicador de março inclui os dados das Contas Nacionais Trimestrais por setor institucional relativos ao quarto trimestre de 2015, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e uma revisão marginal em baixa da estimativa para o PIB do primeiro trimestre de 2016.

O indicador inclui os dados do INE (já de acordo com o novo Sistema Europeu de Contas, o SEC2010, e com a nova base 2011) e da poupança financeira do Banco de Portugal.

O indicador de poupança assumiu o valor 100 no último trimestre de 2000 quando a taxa de poupança foi de cerca de 8% do PIB.

Assim, cada 12,5 pontos do indicador representam cerca de 1,0% do PIB. Quando o indicador atinge o valor 125, a poupança das famílias é cerca de 10% do produto.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.