sicnot

Perfil

Economia

Poupança das famílias melhora pelo segundo mês consecutivo

A poupança das famílias melhorou pelo segundo mês consecutivo em março, para os 61,6 pontos, superando o valor médio registado em 2015, segundo o indicador da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP), da Universidade Católica.

EPA

Em fevereiro tinha subido para os 55,7 pontos, depois de em janeiro ter registado 54,4 pontos.

A Universidade Católica refere que a atualização global do indicador teve "um impacto positivo muito ligeiro na tendência de poupança das famílias em percentagem do PIB", medida pela variação trimestral da série analisada, que continua muito próxima dos -0,1 pontos percentuais do PIB por trimestre.

"Isto significa que, em termos agregados, as famílias têm diminuído a sua taxa de poupança em cerca de 0,1 pontos percentuais do PIB em cada trimestre desde meados de 2014", explica.

O indicador de março inclui os dados das Contas Nacionais Trimestrais por setor institucional relativos ao quarto trimestre de 2015, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e uma revisão marginal em baixa da estimativa para o PIB do primeiro trimestre de 2016.

O indicador inclui os dados do INE (já de acordo com o novo Sistema Europeu de Contas, o SEC2010, e com a nova base 2011) e da poupança financeira do Banco de Portugal.

O indicador de poupança assumiu o valor 100 no último trimestre de 2000 quando a taxa de poupança foi de cerca de 8% do PIB.

Assim, cada 12,5 pontos do indicador representam cerca de 1,0% do PIB. Quando o indicador atinge o valor 125, a poupança das famílias é cerca de 10% do produto.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.