sicnot

Perfil

Economia

Poupança das famílias melhora pelo segundo mês consecutivo

A poupança das famílias melhorou pelo segundo mês consecutivo em março, para os 61,6 pontos, superando o valor médio registado em 2015, segundo o indicador da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP), da Universidade Católica.

EPA

Em fevereiro tinha subido para os 55,7 pontos, depois de em janeiro ter registado 54,4 pontos.

A Universidade Católica refere que a atualização global do indicador teve "um impacto positivo muito ligeiro na tendência de poupança das famílias em percentagem do PIB", medida pela variação trimestral da série analisada, que continua muito próxima dos -0,1 pontos percentuais do PIB por trimestre.

"Isto significa que, em termos agregados, as famílias têm diminuído a sua taxa de poupança em cerca de 0,1 pontos percentuais do PIB em cada trimestre desde meados de 2014", explica.

O indicador de março inclui os dados das Contas Nacionais Trimestrais por setor institucional relativos ao quarto trimestre de 2015, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e uma revisão marginal em baixa da estimativa para o PIB do primeiro trimestre de 2016.

O indicador inclui os dados do INE (já de acordo com o novo Sistema Europeu de Contas, o SEC2010, e com a nova base 2011) e da poupança financeira do Banco de Portugal.

O indicador de poupança assumiu o valor 100 no último trimestre de 2000 quando a taxa de poupança foi de cerca de 8% do PIB.

Assim, cada 12,5 pontos do indicador representam cerca de 1,0% do PIB. Quando o indicador atinge o valor 125, a poupança das famílias é cerca de 10% do produto.

Lusa

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.