sicnot

Perfil

Economia

Galp Energia aumenta produção de petróleo em 37,8% no 1º trimestre

A Galp Energia aumentou a produção de petróleo (Kbopd) em 37,8% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo de 2015, e em 8,1%, relativamente aos três meses precedentes, informou hoje a empresa.

Refinaria da Galp, em Leixões (Arquivo)

Refinaria da Galp, em Leixões (Arquivo)

REUTERS

Na comunicação preliminar dos seus resultados operacionais à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia adianta que a produção média de 'net entitlement' aumentou 38,7%, em comparação com o período homólogo do ano anterior.

A produção total (working interest) aumentou 35,8% em termos homólogos, fixando-se nos 56,3 mil barris/dia de petróleo e gás natural.

As matérias primas processadas diminuíram 3,9% face ao período homólogo, no que terá sido um reflexo da paragem para manutenção de algumas unidades da refinaria de Sines.

A venda de gás natural desceu 15,2% relativamente ao mesmo período do ano de 2015.

As margens de refinação de referência (benchmark) na Europa foram de 3,3 dólares por barril durante o primeiro trimestre do ano, registando uma descida significativa face ao período homólogo (dois dólares por barril), adianta a empresa.

O preço médio do brent neste período recuou 37,1% em termos homólogos, fixando-se nos 33,9 dólares por barril.

Lusa

  • Galp Energia aumenta produção de petróleo no último trimestre de 2015
    1:22

    Economia

    A Galp Energia aumentou em 4,2% as matérias-primas processadas no quarto trimestre de 2015, de acordo com os dados provisórios hoje divulgados pela petrolífera portuguesa. As vendas de produtos petrolíferos, por sua vez, subiram 0,5%, segundo os dados hoje divulgados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. . Segundo o jornalista do Expresso Miguel Pardo foram estas altas margens que permitiram equilibrar as perdas na produção, com a descida dos preços.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.