sicnot

Perfil

Economia

Governador do BdP quer que banco mau seja criado com garantia europeia

O governador do Banco de Portugal enviou uma carta ao Banco Central Europeu a pedir que o banco mau seja criado com uma garantia europeia.

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.

Lusa

Na carta, enviada há duas semanas, Carlos Costa pede ao BCE para abrir caminho à criação deste veículo e, que retire da banca os créditos em risco ou incobráveis.

Carlos Costa impõe uma condição: os créditos ao passarem para o banco mau têm de ter uma garantia da Europa, para que seja mais atrativo aos investidores.

Esta condição evitaria que o Estado português tivesse de entrar com dinheiro dos contribuintes.

Não é a primeira vez que o governador do Banco de Portugal se mostra a favor de uma solução destas para ajudar a banca a resolver o problema do crédito malparado.

Quando Portugal pediu ajuda à troika, Carlos Costa já tinha tentado abordar a questão. Contudo, na época os credores internacionais consideraram que o custo de um veículo do género seria demasiado alto.

  • Primeiro-ministro garante que contribuintes não vão pagar solução para o crédito malparado
    1:59

    Economia

    O primeiro-ministro garante que não vão ser os contribuintes a pagar a criação de um banco mau para limpar o lixo da banca. O debate quinzenal ficou marcado por este tema, depois de António Costa ter admitido que quer criar um veículo que retire dos bancos os créditos em risco ou incobráveis. O Bloco de Esquerda avisa que não aceitará que a limpeza da banca se torne num encargo para os contribuintes.

  • Catarina Martins cética em relação à criação de um banco mau
    9:10

    Edição da Manhã

    O Bloco de Esquerda realiza hoje um colóquio sobre a experiência de resgate da banca espanhola. A sessão é apresentada por Catarina Martins, hoje convidada da Edição da Manhã para abordar este e outros temas em destaque na atualidade. Em relação à criação de um banco mau, proposta pelo primeiro-ministro, a dirigente do BE não rejeitou esta hipótese, mas mostrou-se cética em relação a esta medida.

  • Passos Coelho diz que crédito malparado não é urgente
    0:50

    Economia

    Pedro Passos Coelho diz que o crédito malparado não é uma questão urgente, uma vez que o sistema financeiro tem capacidade para emprestar dinheiro à economia. Confrontado com a proposta do primeiro-ministro para a criação de um veículo para o crédito malparado, o líder do PSD diz que é prematuro opinar sobre hipóteses teóricas.

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Vulcão Etna em erupção
    1:34
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.