sicnot

Perfil

Economia

Valor do crédito concedido aumenta 25,8% para 448 M€ em fevereiro

O montante do crédito concedido aumentou 25,8% em fevereiro face ao período homólogo, para 447,954 milhões de euros, tendo o valor dos empréstimos para educação e saúde praticamente duplicado, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

REUTERS

De acordo com os dados mais recentes do BdP, em fevereiro foram efetuados 113.252 novos contratos de crédito aos consumidores, mais 15,5% do que no mesmo mês de 2014 e mais 9,2% do que no mês anterior (janeiro).

Estes novos contratos celebrados corresponderam a um montante global de 447,954 milhões de euros, o que representa um crescimento de 25,8% em termos homólogos e de 16,3% em cadeia.

Numa análise por tipo de crédito, verifica-se que o crédito pessoal com finalidade 'educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos' foi o que apresentou a maior subida, com o número de novos contratos a aumentarem 329,8% em termos homólogos e 24,2% face a janeiro, para um total de 692 contratos, e o respetivo valor a subir 99,8% em termos homólogos e 4,2% em cadeia, para 3,213 milhões de euros.

Já os créditos pessoais 'sem finalidade específica, lar, consolidado e com outras finalidades' aumentaram, em número, 12,7% homólogos e 13,9% em cadeia e, em montante, subiram 21,6% face a fevereiro de 2015 e 23,9% face ao mês anterior, para 200,500 milhões de euros.

No que respeita ao crédito automóvel, o montante dos novos contratos efetuados (incluindo de locação financeira ou ALD e contratos com reserva de propriedade, para carros novos e usados), aumentou 35,55% em termos homólogos, somando 156,519 milhões de euros.

Quanto aos novos contratos de crédito relativos a cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto, viram o respetivo montante aumentar 18,2% em fevereiro face ao mesmo mês de 2015 e subir 10,3% face a janeiro.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.