sicnot

Perfil

Economia

Mais de 8 em cada 10 litros de combustível vendido é simples

Mais de oito em cada dez litros de combustível vendido nos postos nacionais é simples, gasóleo e gasolina sem aditivos, um ano após a entrada em vigor da lei aprovada por unanimidade no Parlamento.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

Um ano após a introdução de combustíveis simples, conhecidos como 'low cost' (baixo custo), em todos os postos de abastecimento, os portugueses alteraram os hábitos de consumo, escolhendo gasóleo e gasolina sem aditivos, em média, 2,6 cêntimos por litro mais baratos.

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) estima que os combustíveis simples representaram 82% das vendas totais de gasóleo e de gasolina em 2015, enquanto no ano anterior representaram apenas 26% do volume total de vendas.

As petrolíferas contestaram a legislação, argumentando que restringia a liberdade das companhias, num mercado transparente e concorrencial, o que as levou a procurar razão na Justiça, que acabou por dar luz verde à lei aprovada por unanimidade no parlamento no final de 2014.

A ENMC, organismo que tem a missão de supervisionar e fiscalizar todo o mercado de combustíveis em Portugal, tem promovido campanhas sobre a qualidade dos combustíveis simples.

O primeiro governo de Passos Coelho apresentou como primeiro objetivo do diploma alcançar uma poupança para os consumidores, que, nos níveis de consumo atuais e segundo as contas do executivo, se traduziria em 200 milhões de euros por ano.

A Lusa contactou a ENMC para perceber a evolução dos números, desde a última apresentação pública em novembro, que remeteu esclarecimentos para mais tarde.

Lusa

  • Todos os distritos sob Aviso Amarelo devido ao frio

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Portugal continental sob Aviso Amarelo na quarta e na quinta-feira. Os termómetros vão estar abaixo de zero em todo o território, à exceção dos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.