sicnot

Perfil

Economia

Mais de 8 em cada 10 litros de combustível vendido é simples

Mais de oito em cada dez litros de combustível vendido nos postos nacionais é simples, gasóleo e gasolina sem aditivos, um ano após a entrada em vigor da lei aprovada por unanimidade no Parlamento.

(SIC/Arquivo)

(SIC/Arquivo)

Um ano após a introdução de combustíveis simples, conhecidos como 'low cost' (baixo custo), em todos os postos de abastecimento, os portugueses alteraram os hábitos de consumo, escolhendo gasóleo e gasolina sem aditivos, em média, 2,6 cêntimos por litro mais baratos.

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) estima que os combustíveis simples representaram 82% das vendas totais de gasóleo e de gasolina em 2015, enquanto no ano anterior representaram apenas 26% do volume total de vendas.

As petrolíferas contestaram a legislação, argumentando que restringia a liberdade das companhias, num mercado transparente e concorrencial, o que as levou a procurar razão na Justiça, que acabou por dar luz verde à lei aprovada por unanimidade no parlamento no final de 2014.

A ENMC, organismo que tem a missão de supervisionar e fiscalizar todo o mercado de combustíveis em Portugal, tem promovido campanhas sobre a qualidade dos combustíveis simples.

O primeiro governo de Passos Coelho apresentou como primeiro objetivo do diploma alcançar uma poupança para os consumidores, que, nos níveis de consumo atuais e segundo as contas do executivo, se traduziria em 200 milhões de euros por ano.

A Lusa contactou a ENMC para perceber a evolução dos números, desde a última apresentação pública em novembro, que remeteu esclarecimentos para mais tarde.

Lusa

  • Encontradas 120 botijas de gás para "um ou vários atentados"
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.