sicnot

Perfil

Economia

Caixabank diz que é "justo" preço de 1,113 euros por cada ação do BPI

O presidente executivo do Caixabank considerou hoje um valor "justo" os 1,113 euros que a instituição oferece por cada ação na OPA lançada sobre o BPI, um preço 16% inferior à oferta de fevereiro de 2015.

© Sergio Perez / Reuters

Na Oferta Pública de Aquisição (OPA) falhada de fevereiro de 2015, o Caixabank - maior accionista do BPI, com 44,1% do capital - tinha oferecido 1,329 euros por cada ação, o que valorizava o banco português em perto de 1,9 mil milhões de euros.

Na OPA voluntária anunciada hoje, o banco catalão ofereceu 1,113 euros, que - tal como no ano passado - resulta de uma média ponderada do valor das ações do BPI nos últimos seis meses. Ou seja, o BPI é avaliado em 1,6 mil milhões de euros.

Em conferência de analistas, Gonzalo Gortázar afirmou que o preço por ação oferecido hoje, 16% inferior ao de 2015, é "justo".

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.