sicnot

Perfil

Economia

Caixabank diz que é "justo" preço de 1,113 euros por cada ação do BPI

O presidente executivo do Caixabank considerou hoje um valor "justo" os 1,113 euros que a instituição oferece por cada ação na OPA lançada sobre o BPI, um preço 16% inferior à oferta de fevereiro de 2015.

© Sergio Perez / Reuters

Na Oferta Pública de Aquisição (OPA) falhada de fevereiro de 2015, o Caixabank - maior accionista do BPI, com 44,1% do capital - tinha oferecido 1,329 euros por cada ação, o que valorizava o banco português em perto de 1,9 mil milhões de euros.

Na OPA voluntária anunciada hoje, o banco catalão ofereceu 1,113 euros, que - tal como no ano passado - resulta de uma média ponderada do valor das ações do BPI nos últimos seis meses. Ou seja, o BPI é avaliado em 1,6 mil milhões de euros.

Em conferência de analistas, Gonzalo Gortázar afirmou que o preço por ação oferecido hoje, 16% inferior ao de 2015, é "justo".

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.