sicnot

Perfil

Economia

PR promulga diploma que põe fim a restrições nos direitos de voto dos bancos

PR promulga diploma que põe fim a restrições nos direitos de voto dos bancos

O Presidente da República acaba de promulgar o decreto-lei do Governo que será fundamental para resolver o problema no BPI. Prevê que os acionistas passem a votar de acordo com as ações que têm, o que até agora não acontece. No caso do BPI, Isabel dos Santos vai perder poder e deixar de vetar as principais decisões.

  • BPI pode estar à beira de ser vendido ao Caixabank
    1:57

    Economia

    O BPI pode estar à beira de ser vendido aos espanhóis do Caixabank para forçar a saída do capital angolano, como exigem as autoridades europeias. Esta decisão extrema está a ser estudada depois da empresária Isabel dos Santos ter recuado, este fim de semana, e decidido manter-se BPI. Os espanhóis respondem com esta ofensiva para comprar a totalidade do banco, mas apenas se houver a chamada desblindagem dos estatutos.Ou seja, passarem a ter carta branca para tomar todas as decisões, incluindo a de eliminar a presença angolana.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.