sicnot

Perfil

Economia

Suinicultores voltam a protestar-se esta terça-feira

O gabinete de crise dos suinicultores vai realizar um protesto terça-feira na zona de Benedita, Alcobaça, disse hoje à agência Lusa o seu porta-voz, João Correia.

Ricardo Gra\303\247a

"Vamos continuar a fazer alertas para a nossa situação", afirmou João Correia, sublinhando que, nos últimos quatro meses, a produção nacional caiu 30%.

Segundo João Correia, os suinicultores continuam com "mais do mesmo" e "preocupações acrescidas", salientando que os políticos portugueses continuam sem fazer o trabalho de casa.

"Temos indicação de que Espanha fechou contrato com o México (para exportar carne de porco). E nós continuamos sem nada", disse, pedindo para que sejam abertos outros canais de exportação.

O setor da suinicultura enfrenta uma crise de sobreprodução devido, entre outros motivos, ao embargo russo aos produtos agrícolas europeus, o que levou a uma quebra acentuada nos preços pagos a estes industriais.

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • População afetada pelo fogo tenta repor o que as chamas destruíram
    1:54
  • "Juntos por Todos" hoje no palco em Lisboa
  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.

  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.