sicnot

Perfil

Economia

CMVM autoriza que ações do BPI voltem a ser negociadas

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deu hoje ordem para que as ações do BPI voltem a ser negociadas na Bolsa de Lisboa. O banco enviou um comunicado com informação relevante e, por isso, o regulador diz que já não há motivos para que se mantenha a proibição.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

O BPI revela que não está a pagar nenhuma multa diária por não ter sido possível cumprir o prazo dado pelo Banco Central Europeu para se livrar da exposição a Angola.

Reconhece que está em incumprimento perante o supervisor europeu, mas já tinha pedido ao BCE para não aplicar a multa, mesmo antes da OPA do CaixaBank.

O pedido ao BCE também já foi reforçado pelo CaixaBank. Os espanhóis pedem que lhes seja dado mais tempo para resolverem a situação de Angola.

O Banco Central Europeu terá agora de pronunciar-se.

Última atualização às 15:04

  • Presidente da República promulga desblindagem dos estatutos na banca
    2:35

    Economia

    O Presidente da República já promulgou o decreto-lei que vai permitir a desblindagem dos estatutos na banca mas António Costa garante que a nova legislação não foi feita para o caso BPI e até estava a ser preparada há várias semanas. Os acionistas passam a votar de acordo com a percentagem de ações. Esta norma, aprovada pelo Governo, deve entrar em vigor a 1 de julho.

  • Caixabank quer totalidade do BPI se houver desblindagem dos estatutos
    2:26

    Economia

    Os espanhóis do Caixabank querem comprar o BPI para forçar a saída do capital angolano, como exigem as autoridades europeias. A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários já autorizou a operação. O CaixaBank lançou uma Oferta Pública de Aquisição, depois de Isabel dos Santos ter recuado e decidido manter-se no BPI. Os espanhóis querem a totalidade do banco mas apenas se houver a chamada desblindagem dos estatutos, ou seja passarem a ter carta branca para tomar todas as decisões, incluindo a de eliminar a presença angolana.

  • CMVM autoriza que ações do BPI voltem a ser negociadas

    Economia

    A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deu hoje ordem para que as ações do BPI voltem a ser negociadas na Bolsa de Lisboa. O banco enviou um comunicado com informação relevante e, por isso, o regulador diz que já não há motivos para que se mantenha a proibição.

  • Encontrados destroços do avião que caiu no Irão

    Mundo

    As autoridades iranianas encontraram destroços do avião que caiu no domingo no sudeste do país, matando as 66 pessoas que seguiam a bordo, revelou um porta-voz da Guarda Revolucionária, o exército de elite do regime.

  • 2,6 milhões de bebés morrem antes de completar um mês

    Mundo

    Os recém-nascidos no Paquistão, República Centro-Africana e Afeganistão são os que têm menor probabilidade de sobreviver, de acordo com um relatório da Unicef que revela que todos os anos 2,6 milhões de crianças morrem antes de completar um mês. Sobretudo nos países mais pobres do mundo, o número de mortes de recém-nascidos a nível global mantém-se assustadoramente elevado.

  • Galp regista lucro de 602 M€ em 2017 

    Economia

    A Galp registou um lucro de 602 milhões de euros no ano passado. Uma subida de 25 por cento em relação a 2016. De acordo com a empresa, os resultados devem-se sobretudo ao aumento da produção de petróleo e gás natural no Brasil, bem como o crescimento dos negócios da refinação e distribuição.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC