sicnot

Perfil

Economia

CMVM autoriza que ações do BPI voltem a ser negociadas

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deu hoje ordem para que as ações do BPI voltem a ser negociadas na Bolsa de Lisboa. O banco enviou um comunicado com informação relevante e, por isso, o regulador diz que já não há motivos para que se mantenha a proibição.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

O BPI revela que não está a pagar nenhuma multa diária por não ter sido possível cumprir o prazo dado pelo Banco Central Europeu para se livrar da exposição a Angola.

Reconhece que está em incumprimento perante o supervisor europeu, mas já tinha pedido ao BCE para não aplicar a multa, mesmo antes da OPA do CaixaBank.

O pedido ao BCE também já foi reforçado pelo CaixaBank. Os espanhóis pedem que lhes seja dado mais tempo para resolverem a situação de Angola.

O Banco Central Europeu terá agora de pronunciar-se.

Última atualização às 15:04

  • Presidente da República promulga desblindagem dos estatutos na banca
    2:35

    Economia

    O Presidente da República já promulgou o decreto-lei que vai permitir a desblindagem dos estatutos na banca mas António Costa garante que a nova legislação não foi feita para o caso BPI e até estava a ser preparada há várias semanas. Os acionistas passam a votar de acordo com a percentagem de ações. Esta norma, aprovada pelo Governo, deve entrar em vigor a 1 de julho.

  • Caixabank quer totalidade do BPI se houver desblindagem dos estatutos
    2:26

    Economia

    Os espanhóis do Caixabank querem comprar o BPI para forçar a saída do capital angolano, como exigem as autoridades europeias. A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários já autorizou a operação. O CaixaBank lançou uma Oferta Pública de Aquisição, depois de Isabel dos Santos ter recuado e decidido manter-se no BPI. Os espanhóis querem a totalidade do banco mas apenas se houver a chamada desblindagem dos estatutos, ou seja passarem a ter carta branca para tomar todas as decisões, incluindo a de eliminar a presença angolana.

  • CMVM autoriza que ações do BPI voltem a ser negociadas

    Economia

    A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deu hoje ordem para que as ações do BPI voltem a ser negociadas na Bolsa de Lisboa. O banco enviou um comunicado com informação relevante e, por isso, o regulador diz que já não há motivos para que se mantenha a proibição.

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC