sicnot

Perfil

Economia

Costa diz que Programa Nacional de Reformas vai causar "grande surpresa"

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou hoje que a aprovação final do Programa Nacional de Reformas, na quinta-feira, vai gerar uma "grande surpresa", alegando que terá medidas concretas, quantificação de custos e calendário definido.

António Costa teve de cancelar toda a agenda prevista para o final da semana por motivo de doença.

António Costa teve de cancelar toda a agenda prevista para o final da semana por motivo de doença.

© Francois Lenoir / Reuters

António Costa falava no início da festa convívio do 43.º aniversário do PS, na sede dos socialistas, em Lisboa, perante fundadores deste partido.

O líder socialista e primeiro-ministro afirmou que na quinta-feira, com a aprovação do Programa Nacional, de Reformas, em Conselho de Ministros, haverá "uma grande surpresa".

"Muitos desvalorizaram, porque não tinha medidas concretas. Pois vão ter todos uma grande surpresa, porque o Programa Nacional de Reformas tem não só medidas, como possui um calendário da sua execução, com quantificação de custos e tem as metas de desenvolvimento que pretendemos alcançar", declarou António Costa.

A festa convívio de aniversário do PS contou com as presenças do presidente deste partido, Carlos César, da secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, e de um dos antigos líderes, o atual presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Dos fundadores do PS de Bad Munstereifel, na República Federal Alemã, em 1973, marcaram presença no aniversário o antigo secretário de Estado Alberto Arons de Carvalho, Bernardino Gomes e Dieter Delinguer.

Na única intervenção política, o secretário-geral do PS defendeu o caráter "histórico reformista" do seu partido - ponto em que aludiu ao Programa Nacional de Reformas, mas não ao Programa de Estabilidade, que também será aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros.

Sobre o Programa de Estabilidade, que, tal como o Programa Nacional de Reformas, será entregue em Bruxelas até ao final do mês e que tem debate parlamentar marcado para o próximo dia 27, a ideia entre os principais dirigentes socialistas é desdramatizar.

Alegam que as metas de crescimento económico que constarão no documento não vão diferir de forma significativa das estimativas apresentadas pelas principais instituições internacionais, entre 1,4 e 1,5 por cento, embora sejam um pouco mais otimistas.

Ainda em relação às perspetivas de evolução macroeconómicas do país, entre dirigentes do PS que são simultaneamente membros do Governo não se coloca qualquer cenário de derrapagem das contas públicas, contrapondo-se que, segundos dados de execução orçamental provisórios (até março) a descida do IRS poderá inferior à prevista, o que poderá compensar uma subida mais baixa do que a inicialmente se previa do IVA.

A sessão do 43.º aniversário do PS abriu com música de Carlos Alberto Moniz e com leitura de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen (que foi deputada constituinte pelo PS) por Lilá Soares, neta mais nova de Mário Soares, que esteve na sede dos socialistas com o seu pai, o ex-ministro da Cultura João Soares.

A seguir à sessão, houve um pequeno lanche nos jardins da sede nacional do PS, com música de um 'DJ Set'.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.