sicnot

Perfil

Economia

Mais de 1,8 milhões de declarações de IRS entregues até 17 de abril

Mais de 1,8 milhões de contribuintes entregaram as respetivas declarações de IRS até 17 de abril, revelou hoje o Ministério das Finanças à Lusa, garantindo que os primeiros reembolsos serão efetuados nos 25 dias após a entrega das declarações.

De acordo com os dados do ministério, relativamente às entregas por Internet, até às 23:59 de dia 17 de abril foram rececionadas 1.811.712 declarações, mais 151.988 do que no período homólogo do ano anterior.

Quanto às declarações em papel, entre 1 e 15 de abril deste ano, foram pré-registadas 125.055 declarações, que comparam com 152.504 declarações pré-registadas no período de 01 a 15 de março de 2015 (no ano passado a entrega em papel da primeira fase decorria no mês de março).

Assim, em termos comparativos, há menos 27.449 declarações entregues do que no ano anterior.

Relativamente aos reembolsos, o Ministério das Finanças assegura que "os primeiros reembolsos serão efetuados dentro dos 25 dias a partir da data da primeira entrega de declarações, à semelhança de anos anteriores", considerando que "não se verificam razões para atrasos no pagamento dos restantes reembolsos".

O prazo para os trabalhadores dependentes e os pensionistas entregarem a declaração de rendimentos de 2015 em sede de IRS começou a 01 de abril e prolonga-se até ao último dia do mês.

Durante o mês de abril decorre a entrega das declarações de rendimentos das categorias A (trabalho dependente) e H (pensões) e, ao longo do mês de maio, vão decorrer as entregas das declarações relativas aos restantes rendimentos.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".