sicnot

Perfil

Economia

Mais de 1,8 milhões de declarações de IRS entregues até 17 de abril

Mais de 1,8 milhões de contribuintes entregaram as respetivas declarações de IRS até 17 de abril, revelou hoje o Ministério das Finanças à Lusa, garantindo que os primeiros reembolsos serão efetuados nos 25 dias após a entrega das declarações.

De acordo com os dados do ministério, relativamente às entregas por Internet, até às 23:59 de dia 17 de abril foram rececionadas 1.811.712 declarações, mais 151.988 do que no período homólogo do ano anterior.

Quanto às declarações em papel, entre 1 e 15 de abril deste ano, foram pré-registadas 125.055 declarações, que comparam com 152.504 declarações pré-registadas no período de 01 a 15 de março de 2015 (no ano passado a entrega em papel da primeira fase decorria no mês de março).

Assim, em termos comparativos, há menos 27.449 declarações entregues do que no ano anterior.

Relativamente aos reembolsos, o Ministério das Finanças assegura que "os primeiros reembolsos serão efetuados dentro dos 25 dias a partir da data da primeira entrega de declarações, à semelhança de anos anteriores", considerando que "não se verificam razões para atrasos no pagamento dos restantes reembolsos".

O prazo para os trabalhadores dependentes e os pensionistas entregarem a declaração de rendimentos de 2015 em sede de IRS começou a 01 de abril e prolonga-se até ao último dia do mês.

Durante o mês de abril decorre a entrega das declarações de rendimentos das categorias A (trabalho dependente) e H (pensões) e, ao longo do mês de maio, vão decorrer as entregas das declarações relativas aos restantes rendimentos.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.