sicnot

Perfil

Economia

Portugal emite 1.100 M€ em dívida de curto prazo com juros negativos

Portugal foi hoje ao mercado e emitiu 1.100 milhões de euros em dívida de curto prazo com juros negativos. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública colocou 300 milhões de euros de Bilhetes do Tesouro a 3 meses e 800 milhões de euros a 11 meses

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Segundo a Bloomberg, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) arrecadou 800 milhões de euros na linha de Bilhetes do Tesouro (BT) com maturidade a 11 meses, com uma taxa de juro média de 0,037%, e 300 milhões de euros em BT a três meses, com uma taxa negativa de 0,004%.

Nos últimos leilões de BT comparáveis, que decorreram em fevereiro, o IGCP conseguiu arrecadar 700 milhões de euros em BT a 11 meses a uma taxa de juro média de 0,100% e 300 milhões de euros em BT a três meses com uma taxa de juro média de 0,008%.

Para esta operação, que tinha um montante indicativo de 1.000 milhões de euros, a procura excedeu a oferta 2,57 vezes no caso dos BT a três meses, que vencem a 22 de julho, e 1,41 vezes nos BT a 11 meses, com maturidade a 17 de março de 2017.

O diretor do departamento da Gestão de Ativos do Banco Carregosa, Filipe Silva, admite que as taxas baixas "se mantenham por mais algum tempo" face aos planos de estímulo do Banco Central Europeu (BCE), em particular a compra de dívida soberana, que "continua a beneficiar largamente o preço a que Portugal se endivida".

Com Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.