sicnot

Perfil

Economia

Portugal emite 1.100 M€ em dívida de curto prazo com juros negativos

Portugal foi hoje ao mercado e emitiu 1.100 milhões de euros em dívida de curto prazo com juros negativos. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública colocou 300 milhões de euros de Bilhetes do Tesouro a 3 meses e 800 milhões de euros a 11 meses

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Segundo a Bloomberg, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) arrecadou 800 milhões de euros na linha de Bilhetes do Tesouro (BT) com maturidade a 11 meses, com uma taxa de juro média de 0,037%, e 300 milhões de euros em BT a três meses, com uma taxa negativa de 0,004%.

Nos últimos leilões de BT comparáveis, que decorreram em fevereiro, o IGCP conseguiu arrecadar 700 milhões de euros em BT a 11 meses a uma taxa de juro média de 0,100% e 300 milhões de euros em BT a três meses com uma taxa de juro média de 0,008%.

Para esta operação, que tinha um montante indicativo de 1.000 milhões de euros, a procura excedeu a oferta 2,57 vezes no caso dos BT a três meses, que vencem a 22 de julho, e 1,41 vezes nos BT a 11 meses, com maturidade a 17 de março de 2017.

O diretor do departamento da Gestão de Ativos do Banco Carregosa, Filipe Silva, admite que as taxas baixas "se mantenham por mais algum tempo" face aos planos de estímulo do Banco Central Europeu (BCE), em particular a compra de dívida soberana, que "continua a beneficiar largamente o preço a que Portugal se endivida".

Com Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.