sicnot

Perfil

Economia

Portugal vai hoje ao mercado para arrecadar até 1000 M€

Portugal vai hoje ao mercado para arrecadar até 1.000 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro (BT), com maturidades de 3 e 11 meses, segundo anunciou o IGCP na semana passada.

(Lusa/ Arquivo)

Segundo a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), os dois leilões das linhas de Bilhetes do Tesouro (BT) decorrem pelas 10:30, com maturidades em julho de 2016 e em março de 2017 e com um montante indicativo global entre os 750 milhões e os 1.000 milhões de euros.

Nos últimos leilões de BT comparáveis, que decorreram em fevereiro, o IGCP conseguiu arrecadar 700 milhões de euros em BT a 11 meses a uma taxa de juro média de 0,100% e 300 milhões de euros em BT a três meses com uma taxa de juro média de 0,008%.

Esta será a primeira emissão de BT do segundo trimestre, sendo que a agência liderada por Cristina Casalinho prevê a realização de mais seis leilões entre abril e junho, oscilando o montante indicativo global entre os 750 milhões e os 1.500 milhões de euros.

Em abril, a agência que gere a dívida pública portuguesa já emitiu 1.500 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a seis e a 30 anos, através de uma operação sindicada.

Nas linhas de atuação para financiamento no segundo trimestre, o IGCP "prevê emissões de Obrigações do Tesouro através da combinação de sindicatos e leilões, sendo esperadas colocações de 1.000 a 1.250 milhões de euros por leilão".

Lusa

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.