sicnot

Perfil

Economia

Portugal vai hoje ao mercado para arrecadar até 1000 M€

Portugal vai hoje ao mercado para arrecadar até 1.000 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro (BT), com maturidades de 3 e 11 meses, segundo anunciou o IGCP na semana passada.

(Lusa/ Arquivo)

Segundo a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), os dois leilões das linhas de Bilhetes do Tesouro (BT) decorrem pelas 10:30, com maturidades em julho de 2016 e em março de 2017 e com um montante indicativo global entre os 750 milhões e os 1.000 milhões de euros.

Nos últimos leilões de BT comparáveis, que decorreram em fevereiro, o IGCP conseguiu arrecadar 700 milhões de euros em BT a 11 meses a uma taxa de juro média de 0,100% e 300 milhões de euros em BT a três meses com uma taxa de juro média de 0,008%.

Esta será a primeira emissão de BT do segundo trimestre, sendo que a agência liderada por Cristina Casalinho prevê a realização de mais seis leilões entre abril e junho, oscilando o montante indicativo global entre os 750 milhões e os 1.500 milhões de euros.

Em abril, a agência que gere a dívida pública portuguesa já emitiu 1.500 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a seis e a 30 anos, através de uma operação sindicada.

Nas linhas de atuação para financiamento no segundo trimestre, o IGCP "prevê emissões de Obrigações do Tesouro através da combinação de sindicatos e leilões, sendo esperadas colocações de 1.000 a 1.250 milhões de euros por leilão".

Lusa

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.