sicnot

Perfil

Economia

Previsão de crescimento económico para 2016 mantém-se em 1,8%

O Governo prevê que o défice em 2017 fique em 1,4% do PIB. A meta consta do Programa de Estabilidade. A previsão de crescimento económico para este ano mantém-se em 1,8%. É o mesmo valor previsto também para o próximo ano e que fica muito abaixo dos 3,1% definidos no programa do PS.

Lusa

As linhas gerais do Programa de Estabilidade foram ontem apresentadas pelo Governo ao Bloco de Esquerda e ao PCP.

O Executivo garantiu que o programa não acrescenta medidas adicionais e respeita os compromissos assumidos com a esquerda no parlamento.

O documento vai ser aprovado amanhã, em Conselho de Ministros.

  • "No essencial os problemas estruturais da economia mantém-se"
    2:43

    Miguel Sousa Tavares

    O Programa de Estabilidade esteve em análise e Miguel Sousa Tavares afirma que os problemas estruturais da economia portuguesa mantém-se. Mesmo que terminado o programa da troika, a situação economia não vai mudar. O comentador declara ainda que não faz sentido o Governo e o PS continuarem a fugir ao debate sobre a reforma da Segurança Social, porque acredita que mais tarde ou mais cedo não vai haver dinheiro para pagar as pensões.

  • BE recusa mais austeridade para compensar ajudas à banca
    1:51

    Economia

    O Governo admite que o cenário económico se agravou e que isso será refletido no Programa de Estabilidade que está a ser preparado. Os partidos de esquerda, que sustentam o Governo, já foram informados destas restrições. Em entrevista à SIC, a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) avisou que não aceita mais austeridade, caso seja aplicada para compensar ajudas à banca.

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.