sicnot

Perfil

Economia

Mário Centeno nega ter prestado falsas declarações e ataca a oposição

O ministro das Finanças rejeitou hoje que tenha prestado declarações falsas na comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif e criticou os métodos de atuação da oposição em relação ao Governo, recorrendo ao Ministério Público.

MANUEL DE ALMEIDA

Mário Centeno falava no final do Conselho de Ministros, depois de confrontado com a iniciativa do PSD de recorrer ao Ministério Público, tendo como base a acusação de que o titular da pasta das Finanças prestou falsas declarações quando esteve presente na comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif.

"Não incorri em nenhuma falsidade e compreendo que a oposição tenha de fazer o seu trabalho. Mas não compreendo que a oposição faça o seu trabalho nesses moldes", respondeu o ministro das Finanças.

  • Centeno garante que não mentiu na Comissão de Inquérito ao Banif
    3:06

    Banif

    O ministro das Finanças garante que não mentiu na Comissão de Inquérito ao Banif. Mário Centeno, que hoje voltou a ser ouvido no parlamento, reafirmou que nunca tentou influenciar as autoridades europeias para beneficiarem o Santander. Estas garantias não convenceram o PSD que diz que o ministro perdeu toda a credibilidade.

  • "Não aceito que me imputem falsidades"
    3:11

    Banif

    O ministro das Finanças garante que nunca tentou que as autoridades europeias beneficiassem o Santander na compra do Banif. Mário Centeno rejeita, assim, ter mentido à comissão de inquérito, como é acusado pelo PSD. A alegada mentira do ministro marcou o arranque da audição, no Parlamento, dominada por um tom muito crispado.

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.