sicnot

Perfil

Economia

Meios de comunicação gregos começam greve de 48 horas

Os meios de comunicação gregos começaram hoje uma greve de 48 horas contra a reforma fiscal e de pensões, enquanto decorrem negociações entre o Governo de Alexis Tsipras e os credores sobre os progressos do programa de resgate.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

A reforma das pensões causou polémica e reação social, já que reduzirá novamente o poder de compra dos reformados, que já viram cortadas as suas pensões nos últimos anos numa média de 30%.

A greve na imprensa escrita - impressa e digital -, agências de notícias e gabinetes de imprensa começou às 6:00 (4:00 em Lisboa) e vai prolongar-se até à mesma hora de sexta-feira.

Por seu lado, as televisões, tanto públicas como privadas, começarão a greve às 6:00 de sexta-feira, concluindo no domingo à mesma hora.

O protesto acontece durante as negociações entre a Grécia e os credores sobre a adoção de novas medidas de ajustamento, como parte do resgate acordado no verão passado.

Na quarta-feira, o Governo e a Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Mecanismo Europeu de Estabilidade e Fundo Monetário Europeu realizaram uma reunião que durou mais de 15 horas, com acordos pontuais em matéria fiscal.

As duas partes acordaram elevar o IVA de 23 para 24 por cento.

As negociações serão retomadas esta manhã, antes de, à tarde, o ministro das Finanças, Euclides Tsakalotos, e os representantes das instituições partirem para Amesterdão, onde na sexta-feira se reunirá o Eurogrupo.

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.