sicnot

Perfil

Economia

Meios de comunicação gregos começam greve de 48 horas

Os meios de comunicação gregos começaram hoje uma greve de 48 horas contra a reforma fiscal e de pensões, enquanto decorrem negociações entre o Governo de Alexis Tsipras e os credores sobre os progressos do programa de resgate.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

A reforma das pensões causou polémica e reação social, já que reduzirá novamente o poder de compra dos reformados, que já viram cortadas as suas pensões nos últimos anos numa média de 30%.

A greve na imprensa escrita - impressa e digital -, agências de notícias e gabinetes de imprensa começou às 6:00 (4:00 em Lisboa) e vai prolongar-se até à mesma hora de sexta-feira.

Por seu lado, as televisões, tanto públicas como privadas, começarão a greve às 6:00 de sexta-feira, concluindo no domingo à mesma hora.

O protesto acontece durante as negociações entre a Grécia e os credores sobre a adoção de novas medidas de ajustamento, como parte do resgate acordado no verão passado.

Na quarta-feira, o Governo e a Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Mecanismo Europeu de Estabilidade e Fundo Monetário Europeu realizaram uma reunião que durou mais de 15 horas, com acordos pontuais em matéria fiscal.

As duas partes acordaram elevar o IVA de 23 para 24 por cento.

As negociações serão retomadas esta manhã, antes de, à tarde, o ministro das Finanças, Euclides Tsakalotos, e os representantes das instituições partirem para Amesterdão, onde na sexta-feira se reunirá o Eurogrupo.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.