sicnot

Perfil

Economia

Pedro Marques diz que verbas para cada Ministério não vão aumentar

Pedro Marques diz que verbas para cada Ministério não vão aumentar

O Programa Nacional de Reformas vai absorver 25 mil milhões de euros até 2020. Destes, quase 7 mil milhões vão sair do Orçamento de Estado. Ainda assim, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas garante que o Programa Nacional de Reformas não vai implicar um aumento de despesa dos ministérios. Contudo, haverá uma reorientação das verbas para as medidas inscritas no documento.

  • Centeno acredita que negociações com Bruxelas vão ser positivas
    0:55

    Economia

    O Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas são entregues hoje no Parlamento e, dia 27 de abril serão discutidos. Depois, terão de ser enviados para Bruxelas até ao final do mês. O ministro das Finanças acredita que as negociações com a Comissão Europeia serão positivas e que não vão pedir alterações aos programas.

  • Principais medidas do Plano Nacional de Reformas
    2:31

    Economia

    A par do Plano de Estabilidade, o Plano Nacional de Reformas é um dos dois documentos que define o rumo do país nos próximos anos, com as grandes opções estratégicas como, por exemplo, a forma de aplicar o dinheiro que vem da Europa. Foi aprovado hoje pelo Governo e prevê alterações profundas durante os próximos anos. A prioridade é aumentar o salário mínimo nacional, ajudar os desempregados e canalizar mais dinheiro para a educação e a saúde.

  • Ministra da Justiça anuncia alterações ao mapa judiciário em maio
    1:37

    País

    A ministra da Justiça promete anunciar em maio no Parlamento as alterações ao mapa judiciário. O anúncio foi feito hoje por Francisca Van Dunem, durante um debate parlamentar sobre o Programa Nacional de Reformas. Os partidos da esquerda consideram essencial que seja melhorado o acesso dos cidadãos aos tribunais.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.