sicnot

Perfil

Economia

Portugal com 3º maior défice e dívida pública da UE

A inclusão do Banif nas contas de 2015 hoje validadas pelo Eurostat leva a que Portugal tenha registado o terceiro défice mais elevado da União Europeia (UE), de 4,4%, assim como a terceira dívida pública mais alta, de 129%.

© Rafael Marchante / Reuters

Os dados hoje validados pelo gabinete oficial de estatísticas da UE revelam que o défice público na zona euro recuou de 2,6% em 2014 para 2,1% em 2015 (e de 3,0% para 2,4% no conjunto da União a 28).

Há sete Estados-membros da UE com défices iguais ou superiores a 3% do Produto Interno Bruto (PIB):

  • Grécia (-7,2%),
  • Espanha (-5,1%),
  • Portugal e Reino Unido (-4,4%),
  • França (-3,5%),
  • Croácia (-3,2%) e Eslováquia (-3,0%).

Ao nível da dívida pública, o Eurostat assinala uma descida na zona euro de 92,0% no final de 2014 para 90,7% no final de 2015, enquanto no conjunto da UE o recuo foi de 86,8% para 85,2%, tendo as dívidas mais elevadas sido registadas:

  • na Grécia (176,9%),
  • Itália (132,7%) e
  • Portugal (129%).

O Eurostat confirmou hoje que Portugal terminou 2015 com um défice de 4,4% do PIB, e uma dívida pública de 129%, contabilizando os custos da medida de resolução aplicada ao Banif, sendo este um dos elementos-chave que a Comissão Europeia terá em conta quando tomar uma decisão, em maio, sobre o Procedimento por Défice Excessivo (PDE) instaurado a Portugal em 2009, e que deveria ter sido encerrado em 2015.

No quadro das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento é lançado um procedimento por défice excessivo quando o défice público é superior a 3% do PIB, tendo este sido precisamente o valor atingido por Portugal em 2015 sem contabilizar o impacto de 1,4% decorrente da medida de resolução aplicada ao Banif.

Com Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.