sicnot

Perfil

Economia

Portugal terminou 2015 com défice de 4,4% do PIB

Portugal terminou 2015 com um défice de 4,4% do PIB. Os dados do Eurostat confirmaram o pior cenário.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

O Instituto Nacional de Estatística já tinha avançado com esta previsão. No dados enviados para Bruxelas, a 31 de março, o INE previa um défice de 4,4%, contabilizando o impacto da resolução do Banif de 1,4%.

O governo de António Costa tem vindo a defender que a operação do Banif não deveria ser considerada nas contas públicas, permitindo assim que o défice orçamental do ano passado se fixasse nos 3% do PIB, uma medida que permitiria a Portugal sair do procedimento por défice excessivo.

O gabinete de estatística da União Europeia anunciou ainda os números de dívida pública, que em 2015 ficou em 129% do PIB. Este é um dos valores mais elevados registados na Zona Euro.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.