sicnot

Perfil

Economia

Gafe no Eurogrupo nomeia José Gomes Ferreia como ministro das Finanças

Uma fotografia do jornalista e diretor adjunto de Informação da SIC, José Gomes Ferreira, surge associada ao ministro das Finanças português num documento que foi distribuído aos jornalistas antes da reunião do Eurogrupo que decorre em Amesterdão.

A imagem surge associada ao cargo e ao nome completo do ministro "Mário José Gomes de Freitas Centeno"

A imagem surge associada ao cargo e ao nome completo do ministro "Mário José Gomes de Freitas Centeno"

O engano foi da presidência holandesa da UE que, desconhecendo o rosto de Mário Centeno, colocou na documentação distribuída à imprensa uma fotografia do jornalista da SIC José Gomes Ferreira. A imagem surge associada ao cargo e ao nome completo do ministro "Mário José Gomes de Freitas Centeno". O facto de serem ambos "José Gomes" pode ajudar a explicar o engano.

O documento que contém o rosto de todos os ministros das Finanças da UE - e neste caso também dos governadores dos bancos nacionais - é normalmente distribuído aos jornalistas para ajudá-los a reconhecer os políticos dos vários países.

A gafe surpreendeu a delegação portuguesa do Ministério das Finanças que pediu explicações à Presidência holandesa. O erro foi entretanto corrigido.

Por corrigir ficou a fotografia do ministro das Finanças do Luxemburgo, que também foi trocada.

Susana Frexes
Correspondente SIC em Bruxelas

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52