sicnot

Perfil

Economia

Marcelo diz que Alqueva tem perspetivas futuras "excecionais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta sexta-feira que as perspetivas de futuro do Alqueva são "excecionais", mas lamentou que o processo de construção da barragem alentejana tenha sido "tão lento".

NUNO VEIGA

"É uma alteração radical do Alentejo" e, "aliás, quando olhamos para trás, o que há a lamentar é ter sido tão lento o processo. Começa a ser concebido no começo dos anos 70, depois tem uma interrupção, acelera rapidamente nos últimos 20 anos, mas de facto, as perspetivas, agora, de futuro, são excecionais", afirmou.

A opinião do chefe de Estado foi transmitida no decorrer de uma conversa com o presidente da empresa gestora do Alqueva, José Pedro Salema, numa paragem da comitiva presidencial no paredão da barragem, entre Portel (distrito de Évora) e Moura (distrito de Beja).

Ao questionar o presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) sobre se não há um interesse crescente de investidores no Alqueva, numa altura em que está "passada a crise", Marcelo mostrou-se agradado com a resposta afirmativa.

"Temos visitas todas as semanas de grupos de investidores estrangeiros à procura de terras", respondeu José Pedro Salema, exemplificando que os interessados chegam de destinos tão longínquos, como a China ou os EUA.

Observando a barragem e a paisagem, Marcelo disse que "há ainda muita terra disponível" na zona do Alqueva e que ele próprio conhece investidores interessados.

José Pedro Salema informou ainda que, segundo um estudo recente, o projeto de Alqueva, em velocidade de cruzeiro, "vale 500 milhões de euros por ano" e convidou o Presidente da República a "visitar demoradamente" um dia o empreendimento, ao que Marcelo acedeu.

Após 21 anos de obras e 14 desde o início do enchimento da albufeira, no projeto Alqueva, considerado estruturante para o Alentejo, já foram investidos 2.350 milhões de euros do investimento total previsto de cerca de 2.500 milhões de euros, distribuído pelas valências agrícola, hidroelétrica e de abastecimento público.

Na atual campanha de rega, o Alqueva chegará aos 120 mil hectares de regadio, o total previsto no sistema global de rega do projeto.

Em estudo está a possibilidade de aumentar a área de regadio em cerca de 45 mil hectares e estão a ser desenvolvidos os projetos de execução e os estudos de impacte ambiental de algumas áreas limítrofes.

Segundo a empresa do Alqueva, a "reserva estratégica de água" criada pelo projeto é "capaz de suprir todas as necessidades de água" da área de 120 mil hectares servida pelo regadio e de abastecimento público de 13 concelhos "durante quatro anos consecutivos de seca extrema e sem restrições".

A albufeira de Alqueva, localizada no "coração" do Alentejo, no rio Guadiana, começou a encher a 8 de fevereiro de 2002 e já atingiu duas vezes o nível pleno de armazenamento.

A conclusão do projeto, inicialmente prevista para 2025, foi antecipada para a atual campanha de rega.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartindo de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Siamesas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC