sicnot

Perfil

Economia

Mitsubishi também manipulou dados de um modelo elétrico

O fabricante automóvel japonês Mitsubishi Motors também manipulou dados sobre o consumo do seu automóvel elétrico iMiEV e pode tê-lo feito noutros quatro modelos, escreve hoje o jornal Sankei.

© Yuya Shino / Reuters

A falsificação dos dados pode também estender-se aos monovolumes todo-o-terreno RVR, Montero, Outlander e ao míni-veículo elétrico Minicab-MiEV, segundo revelou fonte próxima do caso ao jornal.

A Mitsubishi Motors admitiu na quarta-feira que os seus funcionários modificaram a pressão de ar dos pneus durante os testes para avaliar o consumo de combustível de quatro modelos de míni-veículos (carros com motores de menos de 660 centímetros cúbicos), dos quais cerca de 625 mil unidades foram vendidas no Japão.

Como resultado, estes veículos (a maioria dos quais, 468 mil, foram comercializados pela também japonesa Nissan Motor) foram vendidos sob a falsa garantia de que o seu consumo era 5 a 10 por cento mais eficiente do que era na realidade.

Os testes foram também realizados com critérios que não estão homologados pelo Governo japonês desde 2002.

O caso contribuiu para piorar a reputação do setor, após o escândalo de manipulação de emissões poluentes da Volkswagen em 11 milhões de carros a diesel.

Lusa

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • S. João do Porto sem balões
    2:36

    País

    No Porto, milhares de pessoas foram para a rua festejar o São João. Este ano houve tolerância zero no lançamento de balões, por causa do risco de incêndio. O fogo de artifício começou com mais de 15 minutos de atraso.

  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.