sicnot

Perfil

Economia

Luanda prepara-se para retirar direitos de voto do BPI no BFA

O Governo angolano prepara-se para retirar os direitos de voto do BPI no Banco de Fomento de Angola (BFA). A medida serve de resposta aos últimos desenvolvimentos do caso BPI e ao diploma que determina a desblindagem dos estatutos dos bancos.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com o Expresso, o decreto presidencial está já a ser preparado e pode ser acionado a qualquer momento.

Com a operação, a Unitel, liderada por Isabel dos Santos e que detém 49 por cento do capital do BFA, passa a poder dominar a instituição financeira.

O semanário avança ainda que outra forma de retaliação contra Portugal pode passar pelo congelamento das transferências cambiais e pela expatriação de dividendos. Medidas justificadas com a crise de divisas em Angola.

  • "O Governo elegeu o PSD e o CDS-PP como uma espécie de forças do mal"
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que seja quem for o próximo líder do PSD, dificilmente o radicalismo do Governo vai permitir que exista diálogo. Depois de António Costa ter dito que a relação com o PSD vai melhorar com a futura liderança, Passos diz que foi o Governo que encarou sempre a oposição como uma força do mal.

  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34

    Mundo

    Aconteceu numa estação de comboios em Melbourne, na Austrália, esta terça-feira. Uma mulher que tentava subir à plataforma foi salva por três agentes da polícia no momento em que chegava um comboio. As imagens de videovigilância foram agora divulgadas.