sicnot

Perfil

Economia

Luanda prepara-se para retirar direitos de voto do BPI no BFA

O Governo angolano prepara-se para retirar os direitos de voto do BPI no Banco de Fomento de Angola (BFA). A medida serve de resposta aos últimos desenvolvimentos do caso BPI e ao diploma que determina a desblindagem dos estatutos dos bancos.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com o Expresso, o decreto presidencial está já a ser preparado e pode ser acionado a qualquer momento.

Com a operação, a Unitel, liderada por Isabel dos Santos e que detém 49 por cento do capital do BFA, passa a poder dominar a instituição financeira.

O semanário avança ainda que outra forma de retaliação contra Portugal pode passar pelo congelamento das transferências cambiais e pela expatriação de dividendos. Medidas justificadas com a crise de divisas em Angola.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.