sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas anuncia regresso de peritos a Atenas para terminar 1ª revisão

A Comissão Europeia informou hoje que os chefes de missão regressaram à Grécia durante o fim de semana com o objetivo de "concluir a primeira revisão o mais depressa possível".

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Na conferência de imprensa diária, em Bruxelas, Annika Breidthardt, porta-voz para os assuntos económicos, precisou que a viagem ocorreu depois das discussões do Eurogrupo, em Amesterdão.

Nessa reunião informal de ministros das Finanças da zona euro foi afirmada a possibilidade de um novo encontro, esta quinta-feira, caso fosse possível um acordo com a Grécia, no âmbito da primeira revisão do programa de ajustamento macroeconómico.

A porta-voz recordou que a decisão de uma nova reunião não pertence à Comissão e considerou "ser prematuro" comentar pormenores do plano de contingência pedido ao Governo de Alexis Tsipras.

Depois do compromisso assumido pelo Governo grego de "trabalhar nos próximos dias", o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem espera ser possível agendar um Eurogrupo extraordinário, segundo disse na sexta-feira.

Para o pacote de contingência, que "deve ser implemenado se necessário", o Eurogrupo espera medidas "credíveis" e "baseada em fatores objetivos".

O responsável notou terem sido "alcançados progressos substanciais na redução de assuntos em aberto" com a Grécia e que "está mais perto um acordo sobre questões chave" nomeadamente nas reformas de pensões, impostos sobre rendimentos e fundos privados.

"Outros assuntos estão mais longe e precisam de mais trabalho. Mas estamos muito perto", afirmou o ministro, colocando ainda a hipótese de se discutir a sustentabilidade da dívida helénica.

Lusa

  • Apoiar o Governo "é um dever constitucional"
    0:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que apoiar o Governo é um dever constitucional do Presidente da República. Num balanço do primeiro ano em Belém, Marcelo respondeu assim a quem o acusa de andar com o Governo "ao colo".

  • Brexit só avança com aprovação parlamentar
    3:04

    Brexit

    O Supremo Tribunal britânico decidiu que o Governo precisa de ter a aprovação do Parlamento para avançar com o Brexit. A decisão foi validada por uma maioria de oito contra três juízes e justificada esta terça-feira pelo Supremo britânico. Por consequência, a libra esterlina atingiu a cotação mais alta do ano em relação ao dólar.

  • Primeira-ministra da Escócia apela ao voto contra a saída da UE
    2:25

    Brexit

    Depois da decisão do Supremo Tribunal britânico em relação ao Brexit, a primeira-ministra da Escócia veio pedir aos deputados que votem contra a saída da União Europeia. Nicola Sturgeon vai apresentar uma moção no Parlamento escocês para que este se pronuncie sobre o Brexit.

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.