sicnot

Perfil

Economia

Bruxelas anuncia regresso de peritos a Atenas para terminar 1ª revisão

A Comissão Europeia informou hoje que os chefes de missão regressaram à Grécia durante o fim de semana com o objetivo de "concluir a primeira revisão o mais depressa possível".

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Na conferência de imprensa diária, em Bruxelas, Annika Breidthardt, porta-voz para os assuntos económicos, precisou que a viagem ocorreu depois das discussões do Eurogrupo, em Amesterdão.

Nessa reunião informal de ministros das Finanças da zona euro foi afirmada a possibilidade de um novo encontro, esta quinta-feira, caso fosse possível um acordo com a Grécia, no âmbito da primeira revisão do programa de ajustamento macroeconómico.

A porta-voz recordou que a decisão de uma nova reunião não pertence à Comissão e considerou "ser prematuro" comentar pormenores do plano de contingência pedido ao Governo de Alexis Tsipras.

Depois do compromisso assumido pelo Governo grego de "trabalhar nos próximos dias", o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem espera ser possível agendar um Eurogrupo extraordinário, segundo disse na sexta-feira.

Para o pacote de contingência, que "deve ser implemenado se necessário", o Eurogrupo espera medidas "credíveis" e "baseada em fatores objetivos".

O responsável notou terem sido "alcançados progressos substanciais na redução de assuntos em aberto" com a Grécia e que "está mais perto um acordo sobre questões chave" nomeadamente nas reformas de pensões, impostos sobre rendimentos e fundos privados.

"Outros assuntos estão mais longe e precisam de mais trabalho. Mas estamos muito perto", afirmou o ministro, colocando ainda a hipótese de se discutir a sustentabilidade da dívida helénica.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.