sicnot

Perfil

Economia

Fusão do Millennium Angola com Banco Privado Atlântico oficializada em escritura

A fusão do Banco Millennium Angola (BMA) com o Banco Privado Atlântico (BPA) foi oficializada em escritura pública, comunicou hoje o Banco Comercial Português (BCP) à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Na sequência do comunicado no passado dia 08 de outubro de 2015, o Banco Comercial Português, S.A. informa que foi outorgada a escritura de fusão do Banco Millennium Angola, S.A. com o Banco Privado Atlântico, S.A.", refere hoje o Banco Comercial Português novo comunicado, publicado no portal da CMVM.

Com esta fusão, autorizada pelo Banco Nacional de Angola e pelo Governo angolano, nasce o novo Banco Millennium Atlântico, uma das maiores instituições bancárias de Angola.

A operação de fusão entre o BMA e o BPA foi anunciada pelas duas instituições a 08 de outubro de 2015, devendo o novo banco ser cotado numa bolsa africana no período de três anos, conforme divulgado na altura.

O Banco Comercial Português, que detém 51% do Banco Millennium Angola, fica com uma participação de 20% no novo banco.

O projeto de fusão estava a ser preparado desde maio, tendo sido aprovado pelos principais acionistas do BCP e do BPA.

O memorando de entendimento com o maior acionista do Banco Privado Atlântico, a Global Pactum - Gestão de Ativos, foi assinado em outubro e a fusão vai criar a segunda maior instituição privada em crédito à economia angolana, com uma quota de mercado aproximada de 10% em volume de negócios.

As sinergias de custos resultantes desta fusão estão estimadas em 20 milhões de euros por ano.

O BCP lançou o BMA em 2006 e, no final de 2007, abriu o seu capital à petrolífera angolana Sonangol e ao BPA, que controlam 49% da entidade.

As ações do BCP seguiam, às 09:01 em Lisboa, a subir 0,99% para 0,04 euros.

Lusa

  • BCP e Atlântico fazem fusão dos bancos em Angola

    Economia

    O Banco Millennium Angola (BMA) e o Banco Privado Atlântico (BPA) vão avançar com uma fusão no mercado angolano, com o Banco Comercial Português (BCP) a ficar com uma participação de 20% no novo banco, anunciou hoje a instituição portuguesa.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.