sicnot

Perfil

Economia

Fusão do Millennium Angola com Banco Privado Atlântico oficializada em escritura

A fusão do Banco Millennium Angola (BMA) com o Banco Privado Atlântico (BPA) foi oficializada em escritura pública, comunicou hoje o Banco Comercial Português (BCP) à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Na sequência do comunicado no passado dia 08 de outubro de 2015, o Banco Comercial Português, S.A. informa que foi outorgada a escritura de fusão do Banco Millennium Angola, S.A. com o Banco Privado Atlântico, S.A.", refere hoje o Banco Comercial Português novo comunicado, publicado no portal da CMVM.

Com esta fusão, autorizada pelo Banco Nacional de Angola e pelo Governo angolano, nasce o novo Banco Millennium Atlântico, uma das maiores instituições bancárias de Angola.

A operação de fusão entre o BMA e o BPA foi anunciada pelas duas instituições a 08 de outubro de 2015, devendo o novo banco ser cotado numa bolsa africana no período de três anos, conforme divulgado na altura.

O Banco Comercial Português, que detém 51% do Banco Millennium Angola, fica com uma participação de 20% no novo banco.

O projeto de fusão estava a ser preparado desde maio, tendo sido aprovado pelos principais acionistas do BCP e do BPA.

O memorando de entendimento com o maior acionista do Banco Privado Atlântico, a Global Pactum - Gestão de Ativos, foi assinado em outubro e a fusão vai criar a segunda maior instituição privada em crédito à economia angolana, com uma quota de mercado aproximada de 10% em volume de negócios.

As sinergias de custos resultantes desta fusão estão estimadas em 20 milhões de euros por ano.

O BCP lançou o BMA em 2006 e, no final de 2007, abriu o seu capital à petrolífera angolana Sonangol e ao BPA, que controlam 49% da entidade.

As ações do BCP seguiam, às 09:01 em Lisboa, a subir 0,99% para 0,04 euros.

Lusa

  • BCP e Atlântico fazem fusão dos bancos em Angola

    Economia

    O Banco Millennium Angola (BMA) e o Banco Privado Atlântico (BPA) vão avançar com uma fusão no mercado angolano, com o Banco Comercial Português (BCP) a ficar com uma participação de 20% no novo banco, anunciou hoje a instituição portuguesa.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.