sicnot

Perfil

Economia

DGO divulga hoje execução orçamental até março

A Direção-Geral de Orçamento (DGO) divulga hoje, em contas públicas, a síntese de execução orçamental até março de 2016, ano em que o défice terá de baixar para os 2,2% do PIB em contabilidade nacional.

(Arquivo)

(Arquivo)

Thanassis Stavrakis / AP


Segundo a síntese de execução orçamental até fevereiro, o saldo orçamental em contas públicas foi positivo em 15,2 milhões de euros, valor que compara com um défice de 229,3 milhões registados no mesmo período de 2015.

No que diz respeito à receita com impostos, o Estado arrecadou 6.292 milhões de euros em impostos nos primeiros dois meses deste ano, o que representa uma queda de 1,3% face ao mesmo período do ano passado.

Esta evolução da receita fiscal deveu-se à queda de 3,6% da receita arrecadada com os impostos indiretos (para os 3.833,5 milhões de euros), que acabou por anular a subida de 2,6% da receita dos impostos diretos (para os 2.458,5 milhões de euros).

Em 2016, o Governo de António Costa espera reduzir o défice orçamental, em contas nacionais, a ótica que conta para Bruxelas, para os 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e estima também arrecadar mais de 40.000 milhões em impostos.

Lusa

  • Racionamento da água é medida de último recurso
    2:35

    País

    O ministro do Ambiente acredita que não será necessário racionar a água na casa dos portugueses, se todos fizerem um uso racional desse consumo. Mas admite medidas concretas como a diminuição da pressão da água canalizada.

  • "O polvo está perfeitamente à rasca"
    1:45