sicnot

Perfil

Economia

Mitsubishi também modificou testes de consumo de veículos todo-o-terreno

A Mitsubishi Motors também falsificou dados sobre a eficiência de veículos todo-o-terreno, noticiou hoje a cadeia de rádio e televisão pública japonesa NHK.

Mitsubishi também modificou testes de consumo de veículos todo-o-terreno

Mitsubishi também modificou testes de consumo de veículos todo-o-terreno

© Dado Ruvic / Reuters

A empresa admitiu na semana passada que os seus funcionários modificaram a pressão de pneus durante os testes de consumo de combustível de 625 mil unidades vendidas no Japão de quatro dos seus modelos de veículos ligeiros.

Os carros foram ainda testados com um sistema não homologado pelo Japão desde 2002 e foram assim vendidos com uma garantia de consumo falsa, segundo a qual eram entre cinco e dez por centro mais eficientes do que na realidade.

Segundo a informação divulgada hoje pela NHK, também foram falsificados dados das versões 4x4 dos mesmos quatro modelos.

A Mitsubishi Motors prometeu entregar hoje ao Governo japonês um relatório sobre a modificação de dados de testes de consumo nos carros que fabrica, cujo alcance ainda de desconhece.

O caso está a contribuir para piorar a reputação do setor, após o escândalo de manipulação de emissões poluentes da Volkswagen em 11 milhões de carros a diesel.

Lusa

  • Agência Europeia do Medicamento fica em Amesterdão

    Mundo

    Amesterdão ganhou esta segunda-feira a corrida para sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a votação decorreu na reunião do Conselho de Assuntos Gerais da União Europeia. A cidade do Porto conseguiu 10 pontos, a par de Atenas e foi eliminada logo na primeira volta.

    Em atualização

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36