sicnot

Perfil

Economia

Pires de Lima insiste que privatização da TAP foi o melhor caminho

Pires de Lima insiste que privatização da TAP foi o melhor caminho

António Pires de Lima insiste que a privatização da TAP foi o melhor caminho para a companhia. A prestar esclarecimentos no Parlamento, o ex-ministro da Economia critica o atual Governo pela forma como tem lidado com o processo.

  • Acordo entre Estado e privados para reaver 50% da TAP adiado
    1:30

    Economia

    O Governo vai falhar a meta com que se comprometeu para voltar a ter 50% do capital da TAP. Metade da companhia aérea devia voltar para o Estado até ao final deste mês, mas o acordo com os privados não vai ficar fechado a tempo. O ministro do planeamento disse que a assinatura foi adiada duas ou três semanas.

  • 99 milhões de euros de prejuízo na TAP
    1:52

    Economia

    São os piores resultados da TAP nos últimos 8 anos. Pior, só no pico da crise, em 2009. A companhia aérea nacional teve prejuízos de 99 milhões de euros no ano passado. A transportadora justifica o mau resultado com os 91 milhões que tem retidos na Venezuela, em bilhetes que não foram pagos.

  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.