sicnot

Perfil

Economia

Crédito malparado sobe nas famílias e desce nas empresas

O crédito malparado nos empréstimos concedidos às famílias aumentou 0,2 pontos percentuais em março, face ao mesmo período de 2015, e diminuiu em igual proporção nas empresas, de acordo com o Banco de Portugal (BdP).

© Dado Ruvic / Reuters

Segundo os dados hoje divulgados, a percentagem de devedores do setor das famílias com crédito vencido aumentou 0,2 pontos percentuais em relação a fevereiro, para 14,4%, com o rácio de crédito vencido a manter-se em 5,1%, valor que se observa desde dezembro de 2015.

O stock total do crédito a famílias, por sua vez, de acordo com os dados disponíveis, baixou 2,1% para 126.658 milhões de euros.

O rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras foi de 16,4%, mais 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior, enquanto a percentagem de devedores com crédito vencido diminuiu 0,2 pontos percentuais, fixando-se em 29,7%.

As empresas privadas exportadoras, por sua vez, registaram uma evolução semelhante em relação a fevereiro, com um rácio de crédito vencido de 5,9% e uma percentagem de devedores com crédito vencido de 9,2% no final de março.

Segundo os dados do BdP hoje divulgados, a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às famílias em março foi de -2,1%, semelhante à verificada nos meses anteriores, para o total dos empréstimos e de -2,8% para o crédito à habitação.

No segmento consumo e outros fins a taxa de variação anual manteve-se positiva, passando de 0,9% em fevereiro para 1,5% em março.

A taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras, por sua vez, situou-se em -2,8%, contra os -2,6% registados no mês anterior.

Os empréstimos às empresas privadas exportadoras apresentaram uma taxa de variação anual de -0,8%, o valor mais baixo desde setembro de 2013, refere o BdP.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.