Portugal recebe primeiro carregamento de gás norte-americano destinado à UE
27.04.2016 11h34
O primeiro carregamento de gás natural liquefeito (GNL) norte-americano destinado à Europa chegou na terça-feira às instalações da Galp Energia no porto de Sines, noticiou hoje a agência France Presse.

A Cheniere Energy é a primeira companhia norte-americana a exportar gás natural liquefeito.
O carregamento de GNL destinado à Galp Energia é o primeiro enviado para um país da União Europeia com origem nos Estados Unidos.
Em virtude do crescimento da produção do gás de xisto, os Estados Unidos começaram a incrementar as exportações, o que, segundo a France Presse, pode fazer desequilibrar o mercado europeu e provocar uma guerra de preços com a Rússia, que é atualmente o principal exportador de gás natural para o continente europeu.
O navio Creole Spirit, que esteve a carregar o gás liquefeito desde o dia 15 de abril no terminal de Sabine Pass, estado norte-americano da Luisiana, foi fretado pelo grupo texano Cheniere Energy.
A embarcação transportou uma carga "correspondente a uma semana de consumo de gás em Portugal, ou dois por cento do total de um ano inteiro", segundo a Galp Energia.
"Este carregamento de gás de xisto norte-americano -- que representa cerca de um por cento das compras de gás natural da Galp Energia, é destinado aos clientes da Península Ibérica", disse à France Presse um porta-voz da empresa portuguesa.
A Cheniere Energy é a primeira companhia norte-americana a exportar gás natural liquefeito das instalações de Sabine Pass.
A empresa já exportou GNL para o Brasil, no mês de março, estando previstos negócios com a Argentina e com a União Indiana.
A Europa procura reduzir a dependência energética em relação às exportações de Moscovo, após a crise do gás russo e ucraniano, que começou no ano 2000.
Além dos carregamentos efetuados pela Cheniere Energy, é possível que venham a ser efetuados novos transportes de GNL para a Europa assim que sejam concluídos os acordos comerciais com a companhia francesa EDF e a britânica BG.
A Europa pode vir a tornar-se no primeiro mercado de GNL dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que os mercados asiáticos se mostram menos atrativos, sobretudo, devido ao relançamento dos reatores nucleares no Japão e à crise económica na China.
Lusa
Na Homepage
- 1:57
- 0:53
-
-
- 1:14
Alegado mentor dos ataques de Paris esta segunda-feira em tribunal
22.04.2018 às 18h04
-
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:35
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15
- 5:29
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38