sicnot

Perfil

Economia

BPI aumenta lucros para 45,8M€ no primeiro trimestre

O Banco BPI teve lucros de 45,8 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, mais 48,3% do que no mesmo período do ano passado, divulgou hoje a instituição.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

O lucro líquido consolidado, diz a informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), é o resultado de 7,9 milhões de euros conseguidos na atividade doméstica e 37,9 milhões de euros das operações internacionais.

No exterior, a principal operação do BPI é o Banco de Fomento de Angola (BFA), que contribuiu com 37 milhões de euros entre janeiro e março, mais 15,3% do que no primeiro trimestre de 2015.

A operação do BPI em Angola tem estado no centro de um 'imbróglio' entre os principais acionistas do banco, o espanhol CaixaBank e a angolana Santoro, da empresária Isabel dos Santos, devido à necessidade de ser reduzida a exposição naquele país para cumprir as novas regras do Banco Central Europeu (BCE).

Os acionistas do BPI reuniram-se hoje em assembleia-geral anual, no Porto, tendo sido chumbadas as alterações dos estatutos que permitiriam a recondução de Fernando Ulrich na presidência executiva, que impede que este cargo seja ocupado por uma pessoa que à altura da nomeação tenha idade igual ou superior a 62 anos.

Foi também chumbada a possibilidade de o Conselho de Administração decidir aumentos de capital por entradas em dinheiro até 500 milhões de euros.

Lusa

  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.