sicnot

Perfil

Economia

CaixaBank diminuiu lucros em 27,2% no 1º trimestre

O banco espanhol Caixabank, maior acionista do BPI, anunciou hoje lucros de 273 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, menos 27,2% do que no mesmo período do ano passado.

© Sergio Perez / Reuters

Em comunicado enviado ao regulador dos mercados espanhol, o banco lembra que os resultados no primeiro trimestre de 2015 incluíram os "impactos singulares associados à integração" do negócio do Barclays em Espanha.

No caso da margem financeira, o Caixabank registou uma quebra de 10,4%, para os 1,02 mil milhões de euros, num contexto marcado por juros historicamente baixos.

As comissões líquidas do banco caíram 9,4%, para 465 milhões de euros, enquanto os resultados das operações financeiras duplicaram, alcançando os 291 milhões.

Nos primeiros três meses do ano, o CaixaBank contou com contribuições inferiores das suas participadas (137 milhões de euros no período, ou menos 23,6% do que nos três primeiros meses de 2015).

Ao contrário da margem financeira, a margem bruta teve um comportamento mais estável, baixando 1,6%, para 1,92 mil milhões de euros.

Um dos melhores resultados do CaixaBank é a margem de exploração, que aumenta 35,4%, subindo dos 679 milhões de euros para 919 milhões de euros.

No contexto "de taxas de juro historicamente baixos", o CaixaBank destaca a sua "firme disciplina de custos".

Os gastos de exploração desceram 3,1%, "sem considerar os custos associados à integração do Barclays Bank", que foram de 239 milhões de euros no primeiro trimestre de 2015.

O Caixabank tem 44,10% do BPI e anunciou há semanas a intenção de lançar uma Oferta Pública de Aquisição de ações (OPA) voluntária sobre o banco português, oferecendo 1,113 euros por cada ação.

Lusa

  • Ministro diz que Isabel dos Santos e CaixaBank reataram diálogo
    3:04

    Economia

    Luanda prepara-se para retirar os direitos de voto do BPI no Banco de Fomento Angola (BFA). A notícia surge no mesmo dia em que o Governo garante que foram retomadas as negociações sobre entre Isabel dos Santos e o Caixabank. Em entrevista à TSF, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, mostra-se confiante numa solução consensual mas sublinha que o Governo está à margem do processo das negociações.

  • Governo rejeita acusações de Isabel dos Santos
    1:53

    Economia

    O governo rejeita as acusações de Isabel dos Santos que diz que o execuitivo beneficiou os espanhóis do CaixaBank no caso BPI. A empresária angolana garante que o executivo aprovou uma lei à medida para favorecer uma das partes.

  • Caso BPI pode reabrir crise nas relações entre Portugal e Angola
    3:04

    Economia

    O fim das negociações entre o CaixaBank e a empresária Isabel dos Santos pode reabrir mais uma crise nas relações entre Portugal e Angola. O secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa acusa o Estado português de sucessivos erros diplomáticos e de se aproveitar da atual fragilidade da economia angolana. O Presidente da República não comenta o caso.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.