sicnot

Perfil

Economia

Governo quer poupar 100M€ com prestações sociais em 2017

O Governo português quer poupar 100 milhões de euros com prestações sociais do próximo ano. Contudo ainda não está claro em que prestações e de que forma.

O Programa Nacional de Reformas foi o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal de hoje na Assembleia da República com o primeiro-ministro.

O Programa Nacional de Reformas foi o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal de hoje na Assembleia da República com o primeiro-ministro.

© Rafael Marchante / Reuters

A proposta foi divulgada hoje num documento distribuído aos deputados.

O documento já foi enviado para Bruxelas sem ser apresentado ao Parlamento.

O Executivo está a contar com uma quebra de 60 milhões na receita prevista para 2017, em parte com a descida do IVA na restauração.

Contudo, no mesmo documento a que a SIC teve acesso, o Governo antecipa uma receita de mais 210 milhões de euros com impostos em 2017. Também aqui não está claro como subirá esta receita com impostos de 2016 para 2017.

No total, as medidas inscritas no documento dão uma receita adicional de 346 milhões de euros.

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.