sicnot

Perfil

Economia

Governo quer poupar 100M€ com prestações sociais em 2017

O Governo português quer poupar 100 milhões de euros com prestações sociais do próximo ano. Contudo ainda não está claro em que prestações e de que forma.

O Programa Nacional de Reformas foi o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal de hoje na Assembleia da República com o primeiro-ministro.

O Programa Nacional de Reformas foi o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal de hoje na Assembleia da República com o primeiro-ministro.

© Rafael Marchante / Reuters

A proposta foi divulgada hoje num documento distribuído aos deputados.

O documento já foi enviado para Bruxelas sem ser apresentado ao Parlamento.

O Executivo está a contar com uma quebra de 60 milhões na receita prevista para 2017, em parte com a descida do IVA na restauração.

Contudo, no mesmo documento a que a SIC teve acesso, o Governo antecipa uma receita de mais 210 milhões de euros com impostos em 2017. Também aqui não está claro como subirá esta receita com impostos de 2016 para 2017.

No total, as medidas inscritas no documento dão uma receita adicional de 346 milhões de euros.

  • Morreu Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças e governador do BdP
    1:34
  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.