sicnot

Perfil

Economia

Governo quer poupar 100M€ com prestações sociais em 2017

O Governo português quer poupar 100 milhões de euros com prestações sociais do próximo ano. Contudo ainda não está claro em que prestações e de que forma.

O Programa Nacional de Reformas foi o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal de hoje na Assembleia da República com o primeiro-ministro.

O Programa Nacional de Reformas foi o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal de hoje na Assembleia da República com o primeiro-ministro.

© Rafael Marchante / Reuters

A proposta foi divulgada hoje num documento distribuído aos deputados.

O documento já foi enviado para Bruxelas sem ser apresentado ao Parlamento.

O Executivo está a contar com uma quebra de 60 milhões na receita prevista para 2017, em parte com a descida do IVA na restauração.

Contudo, no mesmo documento a que a SIC teve acesso, o Governo antecipa uma receita de mais 210 milhões de euros com impostos em 2017. Também aqui não está claro como subirá esta receita com impostos de 2016 para 2017.

No total, as medidas inscritas no documento dão uma receita adicional de 346 milhões de euros.

  • Obama acredita que Guterres será um bom líder da ONU
    0:53

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar de perto com os Estados Unidos na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido esta sexta-feira por Barack Obama, na Casa Branca, onde foi elogiado pelo ainda Presidente.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.