sicnot

Perfil

Economia

Lucros da Airbus caíram 50% no 1º trimestre

O fabricante aeronáutico europeu Airbus anunciou hoje uma queda de 50% nos lucros no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2015, e considerou 2016 um ano "delicado".

© Pascal Rossignol / Reuters

Num comunicado, o consórcio reconheceu um abrandamento nas encomendas e o "desafio" que está a ser o projeto militar A400M.

Nos primeiros três meses do ano, a Airbus faturou 12.183 milhões de euros, mais 1% do que no mesmo período de 2015, mas o EBITDA (resultado antes de impostos) diminui 50%, até aos 874 milhões de euros.

A Airbus tem encomendas no valor de 956.980 milhões de euros, menos 5% do que tinha no final do ano passado.

Ainda assim, o consórcio conta acabar este ano com um resultado operacional e lucros estáveis em relação a 2015, atendendo às entregas que estima fazer até ao final de 2016.

A Airbus conta entregar mais de 650 aviões comerciais este ano.

Segundo o grupo, uma nova diretiva europeia que afeta alguns componentes do motor do avião militar A400M terá um "impacto significativo" no projeto, não havendo ainda, porém, estimativas das mudanças que irá implicar a nível do calendário das entregas.

Lusa

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.