sicnot

Perfil

Economia

Lucros da Airbus caíram 50% no 1º trimestre

O fabricante aeronáutico europeu Airbus anunciou hoje uma queda de 50% nos lucros no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2015, e considerou 2016 um ano "delicado".

© Pascal Rossignol / Reuters

Num comunicado, o consórcio reconheceu um abrandamento nas encomendas e o "desafio" que está a ser o projeto militar A400M.

Nos primeiros três meses do ano, a Airbus faturou 12.183 milhões de euros, mais 1% do que no mesmo período de 2015, mas o EBITDA (resultado antes de impostos) diminui 50%, até aos 874 milhões de euros.

A Airbus tem encomendas no valor de 956.980 milhões de euros, menos 5% do que tinha no final do ano passado.

Ainda assim, o consórcio conta acabar este ano com um resultado operacional e lucros estáveis em relação a 2015, atendendo às entregas que estima fazer até ao final de 2016.

A Airbus conta entregar mais de 650 aviões comerciais este ano.

Segundo o grupo, uma nova diretiva europeia que afeta alguns componentes do motor do avião militar A400M terá um "impacto significativo" no projeto, não havendo ainda, porém, estimativas das mudanças que irá implicar a nível do calendário das entregas.

Lusa

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36