sicnot

Perfil

Economia

Mais de mil milhões de euros saíram de Portugal para offshores

Saíram de Portugal mais de mil milhões de euros para paraísos fiscais em 5 anos. O número é avançado pelo Jornal Público que cita as estatísticas da Autoridade Tributária e Aduaneira relativas ao período entre 2010 e 2014.

(Arquivo)

(Arquivo)

No ano em que Portugal iniciou o resgate financeiro, em 2011, foram transferidos para offshores, mais de 4 mil milhões de euros. A maior parte das transferências foi feita por empresas. Mais de 600 milhões vieram de pessoas singulares.

Os dados resultam da base da administração fiscal feita a partir da informação reportada pelos bancos, ao abrigo da declaração do modelo 38.
O Panamá, as ilhas Caimão, Virgens e Bahamas são alguns dos destinos fiscalmente mais atrativos para onde foi enviado o dinheiro que saiu de Portugal.

  • Partidos apresentam propostas para o combate às offshores
    2:23

    Economia

    O tema está na ordem do dia e, os parceiros do Governo querem ir mais longe. O PSD vai recomendar a Bruxelas um maior controlo das transações financeiras. O PCP quer ver taxadas as operações financeiras em offshores. Já o Bloco de Esquerda vai apresentar no dia 26 de abril o pacote legislativo sobre offshores. Contudo, os partidos insistem no fim da zona franca da Madeira.

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..