sicnot

Perfil

Economia

Mais de mil milhões de euros saíram de Portugal para offshores

Saíram de Portugal mais de mil milhões de euros para paraísos fiscais em 5 anos. O número é avançado pelo Jornal Público que cita as estatísticas da Autoridade Tributária e Aduaneira relativas ao período entre 2010 e 2014.

(Arquivo)

(Arquivo)

No ano em que Portugal iniciou o resgate financeiro, em 2011, foram transferidos para offshores, mais de 4 mil milhões de euros. A maior parte das transferências foi feita por empresas. Mais de 600 milhões vieram de pessoas singulares.

Os dados resultam da base da administração fiscal feita a partir da informação reportada pelos bancos, ao abrigo da declaração do modelo 38.
O Panamá, as ilhas Caimão, Virgens e Bahamas são alguns dos destinos fiscalmente mais atrativos para onde foi enviado o dinheiro que saiu de Portugal.

  • Partidos apresentam propostas para o combate às offshores
    2:23

    Economia

    O tema está na ordem do dia e, os parceiros do Governo querem ir mais longe. O PSD vai recomendar a Bruxelas um maior controlo das transações financeiras. O PCP quer ver taxadas as operações financeiras em offshores. Já o Bloco de Esquerda vai apresentar no dia 26 de abril o pacote legislativo sobre offshores. Contudo, os partidos insistem no fim da zona franca da Madeira.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • Fim de semana de muito frio e vento forte
    2:08

    País

    Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, vem aí mais frio e as temperaturas mínimas negativas vão regressar a alguns pontos do país. Prevê-se também vento intenso para as próximas 48 horas.

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC