sicnot

Perfil

Economia

Mais de mil milhões de euros saíram de Portugal para offshores

Saíram de Portugal mais de mil milhões de euros para paraísos fiscais em 5 anos. O número é avançado pelo Jornal Público que cita as estatísticas da Autoridade Tributária e Aduaneira relativas ao período entre 2010 e 2014.

(Arquivo)

(Arquivo)

No ano em que Portugal iniciou o resgate financeiro, em 2011, foram transferidos para offshores, mais de 4 mil milhões de euros. A maior parte das transferências foi feita por empresas. Mais de 600 milhões vieram de pessoas singulares.

Os dados resultam da base da administração fiscal feita a partir da informação reportada pelos bancos, ao abrigo da declaração do modelo 38.
O Panamá, as ilhas Caimão, Virgens e Bahamas são alguns dos destinos fiscalmente mais atrativos para onde foi enviado o dinheiro que saiu de Portugal.

  • Partidos apresentam propostas para o combate às offshores
    2:23

    Economia

    O tema está na ordem do dia e, os parceiros do Governo querem ir mais longe. O PSD vai recomendar a Bruxelas um maior controlo das transações financeiras. O PCP quer ver taxadas as operações financeiras em offshores. Já o Bloco de Esquerda vai apresentar no dia 26 de abril o pacote legislativo sobre offshores. Contudo, os partidos insistem no fim da zona franca da Madeira.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.